Skip to content

MPRJ faz ação para prender 22 policiais acusados de cobrar propina

MPRJ faz ação para prender 22 policiais acusados de cobrar propina

☉ Nov 07, 2024
3 views
Spread the love

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) faz, nesta quinta-feira (7), operação para prender 22 policiais militares acusados de cobrar propina de comerciantes da Baixada Fluminense. A ação está sendo feita em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar (PM).

De acordo com o MPRJ, os policiais saíam às sextas-feiras para fazer “tour da propina” em Nova Iguaçu. A investigação identificou pelo menos 54 estabelecimentos comerciais que tinham que pagar valores aos policiais militares do Batalhão do município (20º BPM).

A denúncia do MPRJ aponta que os policiais usavam um carro da corporação para fazer a ronda. A viatura parava brevemente em frente ao comércio e os policiais recebiam de duas formas: ou alguém se aproximava do carro e entregava o dinheiro ou um dos policiais entrava na loja para recolher a quantia.

Os alvos dos policiais, em seu esquema de cobrança de propina, incluíam principalmente estabelecimentos de reciclagem, ferros-velhos, distribuidores de gás e lojas de material de construção. Além de dinheiro, os policiais recolhiam engradados de cerveja em depósitos e frutas em um mercadinho.

O pedido de prisão dos policiais foi feito pela própria corregedoria da corporação, com base em investigações da Delegacia de Polícia Judiciária. Eles foram denunciados por corrupção passiva, negativa de obediência e organização criminosa.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

G20 Social: relatório final deve propor tributação dos super-ricos

PRF terá 400 agentes na escolta de delegações na Cúpula do G20

Ouvidoria da PM e entidades repudiam morte de criança em Santos

Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior

Chuvas em Carapicuíba deixam 350 famílias desalojadas

Desabamento de prédio mata três pessoas em Maceió

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos


Geral