Skip to content

AGU recorre ao Supremo para barrar leis que facilitam acesso a armas

0Comments

AGU recorre ao Supremo para barrar leis que facilitam acesso a armas

☉ Dec 18, 2023
1 views
Spread the love

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta segunda-feira (18) no Supremo Tribunal Federal (STF) dez ações para suspender leis estaduais e municipais que facilitam o acesso a armas de fogo.

As ações são assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

A AGU contesta a constitucionalidade das normas por entender que cabe ao Congresso Nacional legislar sobre uso de armamento. Para o órgão, a Constituição não autoriza que estados e municípios legislem sobre a concessão de porte de arma de fogo.

Foram questionadas leis de Mato Grosso do Sul, Sergipe, do Paraná, de Alagoas, do Espírito Santo (três normas), de Minas Gerais, Roraima e do município de Muriaé (MG).

As leis foram aprovadas entre 2018 e 2023 e tratam do reconhecimento da atividade de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), autorização de porte da arma para defensores públicos do Espirito Santo e para agentes socioeducativos e policiais científicos do estado.

Em julho deste ano, o Supremo decidiu manter a suspensão de decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro que alteraram o limite da compra de munição por pessoas autorizadas a portar arma de fogo.

A suspensão dos decretos foi motivada por ações protocoladas pelos partidos PT e PSB e tratam dos decretos 9.846/2019 e 9.845/2019, além da Portaria Interministerial 1.634 de 22 de abril de 2020, norma sobre o limite da compra de munição por pessoas autorizadas a portar arma de fogo.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Extremo climático ou falha humana? Especialistas analisam inundações

Flamengo decide futuro na Copa Libertadores diante do Bolívar

Governo faz reunião com categorias em greve nas universidades

Recuperar vegetação degradada no RS ajuda a prevenir tragédias

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

Série B: Vila Nova supera Novorizontino por 2 a 1


Justiça