Skip to content

Polícia indicia 4 pessoas por poluição das águas do Guandu, no Rio

Polícia indicia 4 pessoas por poluição das águas do Guandu, no Rio

☉ Jun 05, 2024
5 views
Spread the love

A Polícia Civil indiciou quatro pessoas por suspeita de lançamento indevido de poluentes em rios da bacia do Guandu, em agosto do ano passado. Eles são ligados a uma empresa da região, que atua no ramo da fabricação de sabões e detergentes.

O inquérito, concluído no início desta semana pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), apurou a responsabilidade de sócios e diretores da empresa.

A DPMA considerou que a empresa foi responsável pelo lançamento de produto surfactante (usado para reduzir a tensão superficial de líquidos), em suas galerias de águas pluviais, com base em perícias realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli.

Em agosto do ano passado, foi detectada uma espuma branca espessa no rio Guandu, o que fez com que a Cedae suspendesse o abastecimento de água de grande parte da região metropolitana do Rio. 

Guandu

O Sistema Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é responsável por 80% do abastecimento de água da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com uma vazão de 43 mil litros por segundo, a estação de tratamento atende a mais de 9 milhões de pessoas, segundo informações da Cedae.

O rio Guandu corta oito municípios, a maioria na Baixada, são eles: Piraí, Paracambi, Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. O Guandu deságua na Baía de Sepetiba. A captação de água para tratamento é feita após 43 quilômetros de percurso do rio, em Nova Iguaçu.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Lentidão no e-Título foi causada por grande número de acessos, diz TSE

Seleção Brasileira conquista o hexa da Copa do Mundo de Futsal

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE

Repatriados do Líbano são recebidos por Lula em São Paulo

Governo brasileiro doa 24 mil insumos de saúde ao Líbano

Saiba a atribuição do prefeito e como fiscalizar o seu representante

PF prende 56 pessoas acusadas de crimes eleitorais


Geral