Skip to content

Governo anuncia declaração sobre política externa feminista na AL

0Comments

Governo anuncia declaração sobre política externa feminista na AL

☉ Mar 02, 2024
0 views
Spread the love

O Ministério das Relações Exteriores informou que foi adotada, na sexta-feira (1º), a Declaração sobre a Política Externa Feminista da América Latina e do Caribe. São cossignatários Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e República Dominicana.

A declaração reitera, entre outras disposições, o compromisso dos países signatários com a paridade e a igualdade de gênero, bem como com o fortalecimento do acesso pleno e igualitário das mulheres a posições de liderança e a processos de tomada de decisão na América Latina e no Caribe. 

O documento reafirma ainda a importância da promoção dos direitos econômicos das mulheres e o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, da Agenda 2030, sobre igualdade entre os gêneros e empoderamento de mulheres e meninas.

Segundo informou o governo, a adoção do documento ocorreu à margem da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em São Vicente e Granadinas, no Caribe.

“[Medida] se soma a outras iniciativas brasileiras em favor da igualdade de gênero, como a criação, em março de 2023, do cargo de Alta Representante para Temas de Gênero do Ministério das Relações Exteriores e a adesão do Brasil, em fevereiro de 2024, ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero”, disse o ministério, em nota.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Madonna chega ao Rio para show de sábado na praia

Mortes por dengue somam 105 na cidade de SP e 465 em todo o estado

Saúde altera distribuição de soro antiofídico em terras indígenas

Provas de concurso unificado serão aplicadas em 228 municípios

MP denuncia motorista de Porsche por homicídio doloso qualificado

Alckmin se diz entusiasta da reforma tributária e aponta benefícios

Conselho orienta estabelecimentos penais sobre manifestação religiosa


Internacional