Skip to content

Confaz reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul

0Comments

Confaz reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul

☉ May 09, 2024
0 views
Spread the love

As doações de mercadorias ao Rio Grande do Sul serão dispensadas de documentos fiscais para o transporte até o fim de junho, decidiu o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. Essa é uma das medidas de ajuda para o estado, que enfrenta uma crise humanitária após as fortes enchentes.

Além de facilitar as doações, o Confaz flexibilizou as obrigações tributárias. A implementação da Nota Fiscal Eletrônica pelos produtores rurais do estado foi adiada para 1º de janeiro de 2025. Além disso, o conselho autorizou o Rio Grande do Sul a isentar de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a compra de máquinas, equipamentos e peças necessárias para a recuperação das empresas nos municípios afetados.

Para aliviar o caixa das empesas, o Confaz também autorizou o governo gaúcho a não cobrar juros e multas por atraso no pagamento de ICMS que vence entre abril e junho. O Confaz manteve os créditos de ICMS para as mercadorias em estoque perdidas, destruídas ou roubadas após o evento climático extremo. A medida evitará que as empresas percam os bens e ainda sejam punidas com a perda de créditos fiscais (direito a ressarcimento) previamente acumulados.

Em nota, o Confaz informou que as medidas pretendem não apenas ajudar na recuperação das áreas afetadas, mas implementar uma estrutura que permita maior resiliência a futuros desafios climáticos e econômicos.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Saúde alerta para cuidados pós-enchente no Rio Grande do Sul

Assange recebe permissão para recorrer contra extradição para os EUA

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

RS: cidades do Vale do Taquari contabilizam estragos e repensam futuro

Promotor do TPI acusa Netanyahu de usar fome como arma em Gaza

RS: eleitor tem até quinta-feira para regularizar ou transferir título

Lula manifesta pesar pela morte do presidente do Irã


Últimas Notícias