Skip to content

SP: sexta-feira é de sol entre nuvens e possibilidade de chuva

SP: sexta-feira é de sol entre nuvens e possibilidade de chuva

☉ Jan 19, 2024
3 views
Spread the love

A sexta-feira (19) deve ter sol entre nuvens durante todo o dia, com as temperaturas podendo alcançar os 29°C e índices de umidade atingindo os 45%, na cidade de São Paulo Com a instabilidade ganhando força, há possibilidade de pancadas e chuvas fortes com raios e rajadas de vento.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra. Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o momento 156,4mm, o que equivale a 61% dos 256,5mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas. 

De acordo com os meteorologistas do CGE, o sábado (20) segue com sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 27°C. A propagação de áreas de instabilidade, associadas com a aproximação de uma frente fria, provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e o decorrer da noite. 

No domingo (21) a propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, provocando chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os ventos passam a soprar de sul e sudeste, causando declínio das temperaturas e amenizando o calor dos últimos dias. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 24°C. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no final de semana chuvas volumosas devem atingir a Região Sudeste, abrangendo todo o Rio de Janeiro, leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira. Tanto no sábado quanto no domingo há alerta para uma frente fria sobre o Oceano Atlântico, resultado da intensificação de uma área de baixa pressão originária do aumento da convergência de umidade na camada média e baixa da atmosfera sobre o leste do Sudeste. Isso potencializa a instabilidade na região. 

“No sábado, a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e região metropolitana) e áreas do litoral. A chuva pode variar entre 80 milímetros (mm) e 100 mm de forma localizada. Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista, capital e região metropolitana, serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70mm e 90mm em alguns pontos”, prevê o InMet.  

A partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas devem se intensificar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. 

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Natal terá ação social inter-religiosa na capital paulista

São Paulo ainda tem mais de 57 mil casas sem energia neste domingo

Baile do Menino Deus encanta e inspira gerações no Recife

Rio adota orientação do Ministério da Saúde no uso de vacina da covid

Apreensões do Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil

MEC realiza consulta sobre obras do PNLD até final de janeiro

Samba na Gamboa, da TV Brasil, celebra vida e obra de Leci Brandão


Últimas Notícias