Skip to content

Secretaria do Consumidor abre processo administrativo contra Enel

0Comments

Secretaria do Consumidor abre processo administrativo contra Enel

☉ Dec 19, 2023
2 views
Spread the love

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu processo administrativo contra a distribuidora de energia Enel. De acordo com a Senacon, há indícios que a empresa descumpriu o Código de Defesa do Consumidor (CDC), já que o fornecimento de energia é um serviço público considerado essencial e não pode ser interrompido. A Enel pode sofrer sanções.

Em novembro, mais de 2,1 milhões de paulistas em 23 municípios, atendidos pela Enel ficaram sem energia, alguns por mais de sete dias. O apagão ocorreu após um forte temporal que atingiu o estado de São Paulo, causando transtornos para a população.

A empresa terá 20 dias para apresentar defesa, quando poderá informar o que ocorreu e quais medidas foram adotadas. A partir daí, a secretaria irá analisar os esclarecimentos prestados pela Enel e decidir sobre possíveis sanções.  

A secretaria já tinha notificado a Enel por causa da queda de energia. Em resposta, no dia 8 de novembro, a empresa atribuiu “a interrupção a um evento climático extremo que causou danos substanciais à rede elétrica nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, o que, conforme alegou a distribuidora, afetou diretamente 2,1 milhões de clientes”, segundo a Senacon.

 

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Ministério antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Prefeitura do Rio é multada por não zerar fila de vagas em creches

Com onda de calor, Rio vai distribuir água para fãs de Madonna

Barragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul

São Paulo amplia vacinação contra gripe para quem tem mais de 6 meses

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado


Geral