Skip to content

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

0Comments

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

☉ Feb 25, 2024
0 views
Spread the love

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 40 milhões

PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS

TSE determina implantação do juiz das garantias na Justiça Eleitoral

Dia da Vitória tem celebração cancelada por tragédia no RS

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Chuvas no RS: mortes chegam a 95; 1,4 milhão de pessoas são afetadas

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE


Saúde