Skip to content

Fachin deve liberar ADPF das Favelas para julgamento neste semestre

Fachin deve liberar ADPF das Favelas para julgamento neste semestre

☉ Jul 03, 2024
3 views
Spread the love

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou a integrantes da cúpula da segurança pública do Rio de Janeiro que o processo que trata da redução da letalidade policial no estado deve ser liberado para julgamento definitivo no segundo semestre deste ano.

Fachin se reuniu nesta terça-feira (2) com o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, e com representes do Ministério Público do Rio. 

O ministro é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 635, conhecida com ADPF das Favelas. Na ação, o Supremo determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Entre as medidas determinadas, a Corte obrigou o uso de câmeras corporais na farda dos policiais e nas viaturas da corporação, além do aviso antecipado das operações para autoridades das áreas de saúde e educação para proteger escolas de tiroteios e garantir atendimento médico à população.

Segundo o governo do Rio, as medidas estão sendo cumpridas. O secretário informou ao ministro que o estado gasta mensalmente cerca de R$ 3 milhões para custear as câmeras corporais.

No mês passado, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou propostas para o cumprimento das determinações. De acordo com o MPRJ, entre 2021 e 2024, o número de operações aumentou, e a letalidade das operações caiu.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce

Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro feminino da Série A1

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão

Sobe para 36 número de candidatos presos pela PF em 10 estados


Justiça