Skip to content

Equador intensifica controles e fiscalizações nas ruas devido à violência

0Comments

Equador intensifica controles e fiscalizações nas ruas devido à violência

☉ Jan 13, 2024
0 views
Spread the love

13 de janeiro de 2024

 

Patrulhas militares inspecionaram aleatoriamente centenas de passageiros nesta sexta-feira em um setor movimentado do centro da capital equatoriana e centro de transporte público, enquanto a polícia instalou postos de controle móveis nas ruas.

Tudo faz parte das medidas de emergência com as quais o presidente Daniel Noboa procura conter a escalada de violência dos últimos dias e que não cessa, principalmente nas prisões.

Sabendo que as medidas para enfrentar a insegurança poderão ter um custo a longo prazo, Noboa já considera um plano urgente para financiá-las através de um aumento de impostos, o que gerou imediatamente polêmica.

Militares e policiais prestam especial atenção em suas buscas aos cidadãos que carregavam mochilas ou malas nos transportes públicos do centro de Quito, onde na véspera um alerta de bomba provocou a mobilização da polícia que, após um operação que incluiu o uso de cães treinados e um robô, conseguiu descartar a ameaça.

“Espero que as verificações sejam feitas a todas as pessoas se for para ser verificada por questões de segurança, que seja a todos e não a uma parte específica da população, que tem sido o problema que tem ocorrido ultimamente nas revisões”, disse a cidadã Daniela Chacón à AP na noite de quinta-feira, durante uma inspeção em Quito.

A situação de violência no Equador agravou-se dramaticamente após o misterioso desaparecimento numa prisão de Adolfo Macías, vulgo “Fito”, chefe do grupo criminoso mais perigoso do país, Los Choneros, que mantém uma relação com o cartel de drogas mexicano Sinaloa, segundo as autoridades, e a subsequente fuga de outra prisão de Fabricio Colón Pico, líder criminoso regional de outra organização criminosa, Los Lobos.

Noboa, que assumiu o poder no final de novembro, primeiro decretou o estado de emergência no início da semana e depois declarou que o país entrava um conflito armado interno.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Pará tem a pior insegurança alimentar do Brasil

Brasil: Google anuncia que proibirá o impulsionamento e a veiculação de anúncios políticos em suas plataformas

Seicheles: Atol de Aldabra experimenta evento de branqueamento “severo”

Curso capacita professores universitários a utilizarem Wikipédia em projetos educacionais

Presença de pássaros é essencial para que florestas tropicais possam se regenerar

Tailândia observa de perto batalha pela cidade fronteiriça de Mianmar

Peso argentino ganha força com Milei


Wall