Skip to content

STF inicia análise da ADPF das favelas do Rio de Janeiro

STF inicia análise da ADPF das favelas do Rio de Janeiro

☉ Nov 13, 2024
3 views
Spread the love

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou há pouco a sessão que vai analisar o processo que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro.

O Supremo julga a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 635, conhecida com ADPF das Favelas. Na ação, que foi protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Com a ADPF, a Corte já obrigou o uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais e nas viaturas, além da determinação de aviso antecipado das operações para autoridades das áreas de saúde e educação para proteger escolas e unidades de saúde de tiroteios entre policiais e criminosos. Agora, o caso é julgado definitivamente. 

Não haverá votação na sessão de hoje. O plenário dará início à leitura do relatório do caso, documento que resume o histórico da tramitação do processo, e às sustentações orais das partes envolvidas no processo. Os votos dos ministros serão proferidos em uma sessão que será marcada posteriormente.

A modalidade de julgamento foi criada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. O ministro se inspirou na Suprema Corte dos Estados Unidos, na qual os juízes ouvem as sustentações das partes envolvidas no processo antes de apresentar os votos na sessão.

Diversos representantes de entidades envolvidas no tema vão subir à tribuna e apresentar argumentos sobre a questão, como a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, partidos políticos, entidades que atuam em prol dos direitos da população negra e representantes do governo do Rio.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Vereadores denunciam perda de restos mortais em cemitérios de SP

Dino se solidariza com Moraes, alvo de autor de atentado ao STF

G20: regulação da IA é necessária para preservar direitos humanos

MST denuncia agronegócio, imperialismo e acordo UE-Mercosul no G20

Pesquisa: 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas

Moraes critica banalização de ataques contra o STF e defende punição

PF apura se homem teve apoio para cometer ato terrorista em Brasília


Últimas Notícias