Skip to content

STF abre trabalhos de 2024 com presença de Lula e Alckmin

0Comments

STF abre trabalhos de 2024 com presença de Lula e Alckmin

☉ Feb 01, 2024
0 views
Spread the love

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre nesta quinta-feira (1°) o Ano Judiciário 2024 com uma cerimônia no plenário da Corte. O evento marca a retomada dos trabalhos no plenário após o recesso e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de diversas autoridades. A cerimônia está prevista para começar às 14h.

Na abertura da sessão, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, fará um discurso. Em seguida, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também vão se manifestar.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, também foram convidados.

Julgamentos

Na mesma sessão, a Corte se reunirá para retomar o julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em fevereiro, o Supremo também terá na pauta de julgamentos ações que cobram ações governamentais para combater o desmatamento da Amazônia, processo que contestam a legalidade de provas obtidas durante revista íntima em presídios, além das ações penais que podem condenar réus pelo 8 de janeiro de 2023. Cerca de 600 casos do 8/1 estão prontos para julgamento.

Novo ministro

No dia 22 deste mês, o ministro Flávio Dino será empossado pelo Supremo. Dino foi indicado pelo presidente e aprovado pelo Senado para ocupar a cadeira deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, ocorrida em outubro do ano passado.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Lira e Pacheco defendem medidas extraordinárias para Rio Grande do Sul

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul

Marinha resgata grávida de gêmeos e bebê no Rio Grande do Sul

Mineradoras registram alta no 1º trimestre e criticam imposto seletivo

Caminhos da Reportagem conta histórias de pessoas presas injustamente

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75


Justiça