Skip to content

Retrospectiva: 2024, o ano do Botafogo

Retrospectiva: 2024, o ano do Botafogo

☉ Dec 30, 2024
0 views
Spread the love

No Brasil, o futebol masculino teve um protagonista em 2024, o Botafogo. A equipe de General Severiano foi responsável por algumas das apresentações mais impactantes da temporada, além de garantir dois dos principais títulos do futebol sul-americano: a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.

Porém, para falar do 2024 de conquistas do Botafogo, antes é necessário relembrar de um 2023 de frustração. No decorrer do último ano, a torcida do Alvinegro de General Severiano viveu sentimentos opostos. Se durante grande parte do Brasileiro o Glorioso ocupou a liderança, criando a expectativa de que poderia conquistar o título, as últimas rodadas da competição foram marcadas por derrotas surpreendentes e pela perda da competição nacional para o Palmeiras.

🏆😍 @Botafogo, por isso é que tu és… CAMPEÃO!

🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/J91Qg2kLya

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 30, 2024

No entanto, em 2024 essa frustração foi transformada em ambição e permitiu ao Botafogo cumprir uma temporada histórica. Para isto a equipe de General Severiano reforçou muito o seu elenco, trazendo o técnico português Artur Jorge e contratando peças como o meio-campista argentino Thiago Almada e o atacante Luiz Henrique, que estão entre as três mais caras já feitas por equipes do Brasil.

Com uma equipe muito forte tanto no aspecto físico como no técnico, o Alvinegro praticou um futebol baseado na pressão na marcação e nas transições rápidas da defesa para o ataque para fazer uma ótima temporada, que teve seu ápice no final de novembro e no início de dezembro, quando garantiu tanto a conquista do título do Brasileiro como da Libertadores.

Os treze dias que entraram para a história do Botafogo começaram em 26 de novembro, com uma vitória incontestável, em pleno Allianz Parque, de 3 a 1 sobre o Palmeiras, seu grande adversário na disputa do Brasileiro. Depois as atenções se voltaram para a decisão da Libertadores, na qual, no dia 30, bateu o Atlético-MG por 3 a 1 em Buenos Aires (Argentina) para garantir a conquista do inédito título continental.

🇧🇷🏆 O campeão da CONMEBOL #Libertadores 2024 é também o novo campeão do @Brasileirao!

🔥🖤 Parabéns, @Botafogo! Histórico! pic.twitter.com/uJAxn8NjqA

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) December 8, 2024

O Alvinegro continuou sua caminhada em dezembro, superando o Internacional por 1 a 0, em Porto Alegre no dia quatro, e batendo o São Paulo por 2 a 1, no dia oito no Rio de Janeiro, para confirmar a conquista do Brasileiro, competição que não vencia desde 1995.

Ainda sob a influência dos recém-conquistados Brasileiro e Libertadores, a equipe de General Severiano partiu para o Catar em busca da Copa Intercontinental, mas o sonho foi desfeito após a derrota de 3 a 0 para o Pachuca (México) na fase das oitavas de final.

Copa do Brasil

Quem também conseguiu comemorar um título nacional em 2024 foi o Flamengo. Em uma temporada conturbada, na qual o atacante Pedro foi um desfalque muito lamentado e o técnico Tite acabou demitido, o Rubro-Negro da Gávea deu provas de que pode ter um 2025 melhor ao conquistar a Copa do Brasil sob o comando do ex-jogador Filipe Luís.

Levanta a taça de campeão, @flamengo! 😍

Essa é sua! O vencedor da #CopaBetanoDoBrasil 2024 é o Clube de Regatas do Flamengo! 💯🔴⚫#Flamengo pic.twitter.com/PDy9XKRPEC

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 10, 2024

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Em cartão postal do Rio, ONG pede volta de memorial de crianças mortas

Em cartão postal do Rio, ONG pede volta de memorial de crianças mortas

Governo brasileiro condena bombardeios em zona humanitária segura

Gabigol é apresentado pelo Cruzeiro em um Mineirão lotado

João Fonseca conquista o Challenger 125 de Camberra

Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Rodrigo Garro se envolve em acidente de carro com vítima fatal


Esportes