Skip to content

Bia Haddad avança na Austrália e dupla de Luisa Stefani vence estreia

A tenista brasileira Beatriz Haddad avançou à terceira rodada do Aberto da Austrália, em Melbourne, e ficou mais perto de alcançar pela primeira vez as oitavas de final de  um Grand Slam. Número 17 do mundo, a paulista de 28 anos atropelou a russa Erika Andeeva, de 20 anos, com um duplo 6/2. Após a eliminação do carioca João Fonseca nesta madrugada, Bia agora é a única representante do país na disputa de simples. A próxima adversária da brasileira será a russa Veronika Kudermetova (75ª no ranking). A partida está prevista para sábado (18), em horário ainda a ser definido pelos organizadores.

Antes, no entanto, Bia Haddad volta à quadra à 1h40 (horário de Brasília) desta sexta (17) para a estreia nas duplas, jogando ao lado da alemã Laura Siegemund. Elas chegam embaladas após conquistarem o vice-campeonato de duplas no WTA 550 de Adelaide, na semana passada. Bia e Laura enfrentarão na primeira rodada a dupla da holandesa Suzan Lamens com a norte-americana Quinn Gleason.

An hour and 21 minutes is all Beatriz Haddad Maia needed to breeze through to the third round in straight sets, 6-2 6-3😍#AO2025 pic.twitter.com/SnVkdygpaP

— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025

Também na madrugada de sexta (17) tem estreia do mineiro Marcelo Melo nas duplas mistas, ao lado da taiwanesa Chan Hao-Ching, contra os britânicos John-Patrick Smith e Kimberly Birrel. O confronto está previsto para começar à 1h40.

Estreias exitosas

A nova parceria da paulista Luisa Stefani com a norte-americana Peyton Stearns levou a melhor na estreia contra a dupla da carioca Ingrid Martins com a romena Irina Begu. Luisa e Peyton venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-3), após 1h27min de confronto  A próxima dupla adversária será a da chinesa Shuai Zhang com a francesa Kristina Mladenovic (cabeças de chave 9).  A previsão é que o duelo ocorra na madrugada de sábado (18).

O dia também foi de comemoração para o gaúcho Orlando Luz, de 26 anos, que cravou a primeira vitória da carreira em um Grand Slam. Em parceria com o francês Gregoire Jacq, Luz atropelou a dupla indiana formada por Jeevan Nedunchezhiyan e N. Vijay Prashanth com um duplo 6/2 e 6/2. Na segunda rodada – ainda sem data e horário definidos – a Orlando e Gregoire terão pela frente a dupla do polonês Jan Zielinski com o belga Sander Gille (cabeça de chave 13).

“Muito feliz com a vitória, momento grandioso na carreira ganhar a primeira partida em um Grand Slam, minha primeira vez no Australian Open, já na estreia ter essa vitória. Estamos prontos para mais desafios. Enfrentaremos uma dupla muito forte, é ter cabeça boa para continuar esse bom nível. Muito feliz de verdade, queria agradecer o pessoal que está torcendo do Brasil, a gente sente o apoio aqui de longe, muita gente ficou acordada para acompanhar o Fonseca, a Luisa, a Bia, Ingrid, o Zormann, o Matos. Agora vamos com tudo para a próxima”, disse Orlando Luz, após a vitória.

Outros resultados

O Brasil se despediu da disputa de duplas masculinas. A parceria de Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos foi eliminada na estreia ao perder para a parceira do francês Édouard Roger-Vasselin com o mogegasco Hugo Nys (cabeças de chave 15), por 2 sets a 1 (parciais de 6/3, 4/6 e 6/2).

Já a dupla do paulista Marcelo Zormann com o carioca Fernando Romboli teve o jogo na mão, mas sofreu derrota de virada na estreia estreia contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 7/6 (10-6).

Campeonato ES: TV Brasil transmite Desportiva Ferroviária x Vitória

A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vai exibir neste fim de semana as emoções da Série A do Campeonato Capixaba de futebol. O duelo Desportiva Ferroviária x Vitória será transmitido ao vivo, no sábado (18), a partir das 16h45.

As imagens, narração e comentários serão da parceira TVE Espírito Santo.

Essa iniciativa integra a estratégia da emissora de valorizar os campeonatos estaduais, promovendo o futebol regional e ampliando o acesso do público às competições, sempre em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Na semana passada, a TV Brasil já havia iniciado a transmissão do Campeonato Baiano, em parceria com a TVE Bahia. Também irá exibir o Campeonato Paraense, com a TV Cultura do Pará.

Sobre o Campeonato Capixaba de Futebol

A Série A do Campeonato Capixaba, popularmente conhecido como Capixabão, é a principal competição de futebol do Espírito Santo.

Dez times entram em disputa: Porto Vitória, Real Noroeste, Desportiva Ferroviária, Vitória, Rio Branco VN, Vilavelhense, Jaguaré, Capixaba, Nova Venécia e Rio Branco.

Na primeira fase, os dez clubes competem entre si em turno único. Os oito primeiros colocados garantem vaga para as quartas de final, enquanto os dois times com pior desempenho são rebaixados à segunda divisão.

As fases eliminatórias seguintes — quartas de final, semifinal e final — ocorrem em confrontos de ida e volta.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Campeonato Capixaba de Futebol

Desportiva Ferroviária x Vitória

18/01, às 16h45

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Sensação na Austrália, João Fonseca sofre derrota e admite nervosismo

As filas intermináveis do lado de fora da 1573 Arena do Melbourne Park, em uma tarde ensolarada de quinta-feira (16), deram aos torcedores a impressão de que um campeão de Grand Slam estava em ação, mas uma rápida olhada no interior revelava a atmosfera de carnaval e explicava o interesse.

Vestidos com camisas amarelas do Brasil e agitando suas bandeiras, os torcedores gritavam enquanto a nova sensação adolescente do país, João Fonseca, tentava prolongar sua aventura no Aberto da Austrália.

Thriller from start to finish 🎢 🙌#InfosysStat#AusOpenWithInfosys pic.twitter.com/2dBYLyu2S7

— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025

O jovem qualifier de 18 anos se tornou o assunto do torneio depois de vencer o nono cabeça de chave Andrey Rublev na primeira rodada em sua estreia em Grand Slam na terça-feira (14) e arrastou o experiente italiano Lorenzo Sonego para cinco sets antes de perder por 6-7(6), 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3.

“Acho que depois da batalha contra Rublev, as expectativas ficaram maiores. As pessoas falaram um pouco mais sobre o João”, disse Fonseca aos repórteres. “Minhas expectativas também eram maiores. Eu estava mais nervoso do que na partida contra o Rublev. Eu já tinha uma vitória contra o Sonego. Não vou mentir, eu estava um pouco nervoso.” “Acho que a experiência foi a grande diferença hoje”, acrescentou.

Dominado por mais de duas décadas pelo “Big Three” Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, o tênis masculino está entrando em uma nova era com o número um do mundo Jannik Sinner e Carlos Alcaraz liderando o caminho.

Nova geração

Mesmo com essa jovem dupla estabelecendo as bases para uma rivalidade duradoura no topo do esporte, uma nova geração parece destinada a pressioná-los com força, a julgar pela imensa promessa que Fonseca e seus colegas demonstraram no primeiro Grand Slam do ano.

O tcheco Jakub Mensik, de 19 anos, derrotou o sexto cabeça de chave Casper Ruud na quarta-feira, marcando a primeira vez que dois adolescentes venceram adversários do top 10 no mesmo Grand Slam desde Djokovic e Andy Murray em Wimbledon, em 2006.

“É ótimo que haja sangue novo”, disse Mensik. “Podemos ver que o tênis está avançando. Podemos ver nomes diferentes ou novos nos torneios. Para os torcedores, para o tênis, para tudo, é realmente ótimo.”

O norte-americano Learner Tien pode registrar três resultados impressionantes no evento quando o jovem de 19 anos jogar contra Daniil Medvedev, quinto cabeça de chave, na Margaret Court Arena, na quinta-feira.

Embora o trio tenha se destacado, foi Fonseca que realmente conquistou os corações dos torcedores com sua abordagem destemida e natureza afável, atraindo elogios de Djokovic.

Não foi surpresa que os torcedores no estádio com capacidade para 3.000 pessoas tenham cantado seu nome para abafar as vozes italianas enquanto Sonego comemorava a vitória.

“O povo brasileiro gosta de torcer por um garoto promissor”, disse Fonseca, o jogador mais jovem entre os 200 melhores, com o número 112 do mundo. “É meu sonho jogar no circuito, onde os 50 melhores jogam. O Masters, ATP 500s, 250s … Na minha opinião, o céu é o limite. Preciso trabalhar para alcançar meu sonho, que é ser o número um.”

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Festival de breaking reúne atletas brasileiros e internacionais no Rio

O Breaking do Verão, o maior festival desse estilo de dança e modalidade esportiva olímpica, a partir da Olimpíada de Paris 2024, começa nesta quinta-feira (16), na Fundição Progresso, no centro da cidade do Rio de Janeiro, e segue até sábado (18). A entrada é gratuita e depende da lotação do espaço. 

O encontro vai reunir 32 atletas chamados b-boys e b-girls ou breakers, sendo 16 de cada gênero. O destaque entre os b-boys é o francês Dany Dann, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O paraense Leony, integrante da seleção brasileira e campeão da primeira edição do Breaking do Verão, também se destaca neste festival.

Entre as b-girls, chamam atenção nomes internacionais como a russa Kastet, bicampeã do Breaking do Verão, e India, holandesa que ficou em quarto lugar em Paris 2024. A atual campeã brasileira de breaking, a paraense Mini Japa, se destaca entre as brasileiras, além da paulista Toquinha, que também faz parte da seleção brasileira e é vice-campeã brasileira de breaking.

O idealizador do Breaking do Verão, Fernando Bó, avalia que a estreia na Olimpíada foi importante, mas a prevalência da cultura é relevante. “Tem toda uma cena por trás que fala de verdade, fortalecimento e empoderamento. É muito bacana a Olimpíada ter dado visibilidade para o breaking, mas é também muito bacana, que acabada a Olimpíada, a gente está dando continuidade”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Fernando Bó celebrou o desenvolvimento do breaking no Brasil, que começou entre jovens de periferia e hoje se espalhou pelo país. Um exemplo é que esta edição o festival levou o projeto para as cinco regiões do Brasil, realizando eliminatórias em Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e Brasília. Os vencedores nessa etapa participam, agora, da final no Rio de Janeiro.

“A gente sabe que não está fácil viajar, passagem cara essa época do ano, verão no Rio de Janeiro, fica tudo mais caro, mas o nosso objetivo foi dar oportunidade para aqueles que não conseguem vir até o Rio de Janeiro, e a gente vai até eles. Na minha opinião é o que mais importa. Conseguir democratizar o Breaking do Verão”, disse.

“A gente nota que está havendo uma renovação de b-boys e b-girls. Teve uma geração das Olimpíadas e este ano a gente está trazendo novas dançarinas e dançarinos que nunca tiveram oportunidade de participar e serem convidados. Mostraram resultado em todo o ano não só no Brasil, mas no mundo. A gente conseguiu juntar os principais do país e do mundo. Com certeza está tendo uma renovação de geração”, observou.

Breaker

Quando conheceu o Breaking, há quase 30 anos, o b-boy Pelezinho, 42 anos de idade, encontrou um ambiente bem diferente do que existe atualmente. Também idealizador do festival, fica feliz de saber que a sua criação chegou à quarta edição e foi para o mundo.

“É a primeira vez que a gente tem o campeonato internacional no Brasil, com a vinda de competidores internacionais. Até então, a gente nunca teve um campeonato oficial internacional no Brasil. A gente está com esse evento na quarta edição e está crescendo cada vez mais”, comemorou o breaker, em entrevista à Agência Brasil.

Para o b-boy, que nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, a prática do breaking mudou a sua vida. Pelezinho ficou impressionado ao ver uma apresentação e ter uma experiência nova e passou a querer saber do que se tratava. 

“Isso foi amor à primeira vista 100%. O breaking fez eu viajar pelo mundo, ser conhecido internacionalmente e aqui no Brasil. Ter uma história de quase 30 anos e tudo dentro do breaking. Eu nunca saí. Minha vida mudou através disso”, revelou, acrescentando que durante esse tempo participou de shows com o cantor e compositor Marcelo D2 e o grupo Charlie Brown Jr.

Considerado mundialmente como um dos melhores dançarinos, Pelezinho, que precisou superar muitas barreiras até alcançar a posição que tem hoje na cena do breaking, acredita que os iniciantes de agora conseguem ter um caminho menos espinhoso.

“A nova geração, hoje em dia, está tendo tudo, desde formação, grandes eventos, patrocínio, pessoas que estão a fim de dar um suporte, marcas que a gente imaginou que nunca iam nos olhar, estão com a gente devido ao momento atual do breaking e as coisas acontecendo no Brasil. Está melhorando a cada ano. Tendo um evento desse no Brasil, em que a gente consegue trazer diversos competidores, é muito importante na nossa cena, principalmente para quem está competindo”, disse.

Social

Neste primeiro dia do festival, uma ação social vai aproximar os atletas do público. No Petrobras Breaking Day, uma parceria com a estatal petrolífera, participantes dos projetos sociais Vidançar, Unicirco e Educar pelo Esporte, patrocinados pela empresa, participarão de um workshop de breaking ao som do Grupo de Câmara da Petrobras Sinfônica com o DJ Bruno-X, uma das referências do hip-hop. No encontro, crianças e adolescentes terão oportunidade de aprender alguns movimentos iniciais do breaking, conversar e tirar fotos com atletas.

O evento é realizado pelo Grupo Fábrica, com participação da Petrobras e apoio do governo do estado do Rio de Janeiro, com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras. 

O festival tem patrocínio de Cheetos® e Sprite, além da parceria da Baw Clothing. O festival tem apoio de mídia do Grupo Globo e transmissão ao vivo pelo canal a cabo Sportv.

Programação

16/01 (quinta-feira)

14h – Petrobras Breaking Day

17/01 (sexta-feira)

14h – Cheetos® apresenta BDV Cypher Rio

18/01 (sábado)

10h – Sprite apresenta Breaking & Passinho

16h – Breaking do Verão – Finais

Brasil surpreende anfitriã Noruega na estreia do Mundial de Handebol

O Brasil fez uma estreia de gala nesta quarta-feira (15) no Campeonato Mundial de Handebol Masculino ao superar a anfitriã Noruega, por 29 a 26, na Unity Arena, em Oslo. A seleção, comandada pelo técnico Marcus Tatá, saiu atrás no placar,  mas buscou a recuperação ainda no primeiro tempo contra o vice-campeões mundiais de 2017 e 2019. Foi a primeira vitória do país contra um time europeu na história da competição. O Mundial ocorre ainda em outros dois países-sedes: Croácia e Dinamarca.

Com o triunfo na largada, a seleção ocupa a vice-liderança do Grupo E, atrás de Portugal que derrotou os Estados Unidos (30 a 21). A equipe lusitana será a próxima adversária do Brasil, na próxima sexta-feira (17), às 14h (horário de Brasília).

“Gostaria agradecer a Deus por estar aqui e ter a oportunidade de ter feito este jogo incrível, e eu agradeço a ele. Evidente que estou muito feliz porque todos sabíamos que seria um jogo muito complicado diante da Noruega, uma grande seleção e diante da sua torcida. Agora é focar na próxima partida para mantermos este ritmo dentro de quadra”, disse o goleiro Rangel, que fez 11 defesas e foi eleito o melhor jogador em quadra. 

No início da partida, os noruegueses chegaram a abrir vantagem de 4 a 0, mas o Brasil reequilibrou o jogo foi diminuindo o prejuízo. Quem liderou a reação foi o lateral Haniel, que anotou os quatro primeiros gols para a seleção, e terminou a partida como artilheiro, com total de oito gols. Outro destaque foi o goleiro Rangel, eleito o melhor em quadra com 11 defesas, a última delas a 30 segundos do final.

O Brasil fez um jogo parelho e foi para o intervalo com apenas dois pontos de diferença para os adversários, que venciam por 14 a 12.  No segundo tempo, tudo funcionou melhor para a seleção, que não demorou a virar o placar para 21 a 20 e depois tomou a dianteira. Quem também sobressaiu do lado brasileiro foi o lateral-esquerdo Bryan Monte, que marcou duas vezes a dois minutos do fim da partida, deixando o Brasil com três pontos de vantagem até o apito final.

VITÓRIA MAIÚSCULA! 🇧🇷💪

A seleção masculina de handebol estreou no Mundial com uma atuação memorável. Jogando contra a anfitriã Noruega, o Brasil venceu por 29 a 26, em uma virada de tirar o fôlego no segundo tempo.

O próximo desafio será contra Portugal na sexta-feira (17), a… pic.twitter.com/bsP1ZIfzxr

— Time Brasil (@timebrasil) January 15, 2025

“Começamos o jogo um pouco devagar. Talvez pelo nervosismo da estreia e pela atmosfera da torcida, que complicou um pouco. Porém durante o jogo a gente foi se soltando e contamos com uma excelente apresentação do Rangel, que fez excelentes defesas com toda a equipe contribuindo no sistema defensivo. Acredito que parte desta vitória de hoje, o Rangel nos ajudou muito”, analisou o técnico Marcus Tatá.

Ao todo, o Mundial de Handebol reúne 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos de quatro equipes cada. Somente as três primeiras colocadas em cada chave avançarão à segunda fase – também em formato de grupos (serão quatro chaves com seis times cada). A partir daí, as duas melhores seleções em cada grupo  garantirão vaga nas quartas de final (mata-mata).  A decisão do título está programada para 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).

A competição, que abre o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, é o primeiro grande desafio para a seleção masculina após a frustração de não ter se classificado para os Jogos de Paris. O Brasil garantiu vaga no Mundial ao faturar o título do Torneio Sul-Centro Americano, em janeiro do ano passado, com vitória na final sobre a Argentina, dona da casa.

Esta é a 16ª participação consecutiva do país em em Mundiais. O melhor desempenho na história ocorreu na edição de 2019, quando o Brasil terminou em nono lugar. A atual campeã mundial é a Dinamarca, que se tornou o primeiro a conquistar o tricampeonato consecutivo em 2023. Na ocasião, o Brasil terminou a competição em 17º lugar.

Ituano bate Fortaleza com pênalti no fim e vai às oitavas da Copinha

Principal torneio da base do futebol nacional, a Copa São Paulo de Futebol Júnior entrou na fase decisiva. Na tarde desta quarta-feira (15), cinco times avançaram às oitavas de final, entre eles o Ituano que eliminou o Fortaleza ao vencer por 3 a 2, com gol de pênalti nos acréscimos. Três jogos esta noite definem as últimas três vagas: Palmeiras x Sport; Vila Nova x Corinthians; e Zumbi-AL x Bragantino. As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Ituano classificado pela sexta vez para a fase de oitavas de final da @Copinha
Venceu o Fortaleza por 3×2.
Gols de Vini, Razera e Matheus Rocha nos acréscimos.
Fotos: @mschincariol pic.twitter.com/lucuYT9r0I

— Ituano Futebol Clube (@ituanooficial) January 15, 2025

Grandes clubes ficaram pelo caminho nos jogos da terceira fase (mata-mata). O primeiro a cair nesta tarde foi o Athletico-PR, derrotado por 1 a 0 pelo Audax-SP. Nas oitavas, o clube paulista enfrentará o vencedor de Palmeiras x Sport, que duelam a partir das 18h20 desta quarta (15).

O Vasco despachou o Ceará, com triunfo por 3 a 2, e terá pela frente o Flamengo-de Guarulhos (SP) nas oitavas. O Corvo – apelido do Rubro-Negro paulista – avançou na tarde de hoje ao bater o Ibrachina por 3 a 0 na cobrança de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Cauã Aráujo, que defendeu duas cobranças.

O GOL DA CLASSIFICAÇÃO DO VASCÃO!
André marcou no final e garantiu a vaga nas oitavas!#CopinhaSicredi
📽️@sportv pic.twitter.com/4OZbM17iVQ

— Copinha (@Copinha) January 15, 2025

Também nesta tarde, o Grêmio passou às oitavas ao aplicar 4 a 0 no Goiás. O adversário do Tricolor gaúcho sairá do confronto entre Zumbi-AL x Bragrantino, às 21h30 desta segunda.

Na noite de terça (15), outros oito times asseguraram presença nas oitavas. Botafogo, Criciúma, Guarani, Ferroviária, Fluminense, São Paulo, Cruzeiro e Bahia. 

Quatro jogos abrem as oitavas nesta quinta (16).  Às 16h, tem Botafogo x Criciúma e Cruzeiro x Bahia. O Fluminense enfrenta o São Paulo às 17h, e o Guarani encara a Ferroviária às 18h30.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.  

Palpites para a final da Copinha Sicredi 2025?#CopinhaSicredi pic.twitter.com/JtR6hirQCT

— Copinha (@Copinha) January 15, 2025

Basquete: invictos, Flamengo e Minas avançam às quartas da Champions

Invictos na Champions League das Américas, os times de basquete do Flamengo e Minas avançaram às quartas de final, antes mesmo do início da última janela de confrontos da fase de grupos.  Na noite de segunda-feira (13), os dois clubes chegaram à quarta vitória em quatro jogos da segunda janela da fase de grupos. Os clubes carioca e mineiro se juntam ao Sesi Franca, classificado no último sábado (11), também com 100% de aproveitamento.  

Mesmo com presença assegurada nas quartas, os clubes brasileiros disputarão os jogos da terceira e última janela em fevereiro. A Champions League reúne 12 times divididos em quatro grupos. O campeão representará as Américas na Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete (Fiba), equivalente a um mundial de clubes de basquete, em setembro de 2025.

Invictos! | Basquete

KTO Minas bate Quimsa, garante liderança do grupo e classificação antecipa às quartas da BCLAhttps://t.co/V1TnlkOjT9#KTOMinas #90AnosDeHistórias pic.twitter.com/GpL6R1crQA

— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) January 14, 2025

O Minas, líder do grupo Grupo C, derrotou o atual campeão Quimsa (Argentina) por 80 a 69, no Estádio 8 de Junio, no Uruguai.  Os destaques do lado brasileiro foram Franco Baralle (16 pontos e dois rebotes) e Montero (16 pontos). O time mineiro lidera com oito pontos, seguido pelo Biguá (Uruguai) com quatro e Quimsa com três pontos.

Já o Rubro-Negro carioca atropelou o argentino Boca Júniors, com triunfo de 96 a 61, na Arena Roberto Durán, no Panamá. Os melhores em quadra foram do time carioca: Alexey Borges (17 pontos, seis assistências e 70% de eficiência nos arremessos) e o Shaquille Johnson, cestinha da partida com 22 pontos anotados.

Que janela, meus amigos! 🏀🚀

📸 @BCLAmericas #FlaBasquete pic.twitter.com/ssmI8YoEis

— Time Flamengo (@TimeFlamengo) January 14, 2025

A segunda janela da fase de grupos prossegue até 18 de janeiro. Pelo regulamento, cada clube participante sedia uma rodada da Champions League em casa. Apenas os dois primeiros colocados em cada chave passam às quartas de final, previstas para março. A partir das semifinais haverá confrontos únicos, em apenas uma sede, que ainda será estabelecida pela Fiba. A decisão do título será em abril. 

Novo presidente do CPB mira top 4 no quadro de medalhas em Los Angeles

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está com novo presidente desde 1º de janeiro. Pernambucano de 60 anos, José Antônio Freire perdeu a visão aos 15, devido a um descolamento de retina. Ligado ao paradesporto desde os 18 anos, ele foi jogador de futebol de cegos e comandou, nos últimos oito anos, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pelo futebol, e também do judô e goalball, única modalidade paralímpica que não é uma adaptação.

“Nessa última Paralimpíada [de Paris, na França, em 2024], as modalidades administradas pelo CPB [atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo] se sobressaíram muito e a gente precisa colaborar com as demais confederações, para que outras modalidades tenham o mesmo sucesso de medalhas”, projetou José Antônio, em entrevista à Agência Brasil.

Na Paralimpíada de Paris, o Brasil atingiu um recorde de 89 medalhas, sendo 25 de ouro. O desempenho colocou o país no quinto lugar no quadro de resultados dos Jogos. Presente em 20 das 22 modalidades disputadas na capital francesa, a delegação verde e amarela foi ao pódio em 12 delas. Além das quatro modalidades gerenciadas pelo CPB e das três pela CBDV, vieram medalhas no tênis de mesa, triatlo, canoagem e taekwondo.

“Chegar ao top 5 é uma coisa muito difícil. Manter-se é mais complicado ainda, mas, certamente, com o trabalho que foi feito e o que se vai fazer, não tenho dúvidas que o Brasil vai continuar [no topo] e, quem sabe, consiga um quarto lugar agora em Los Angeles [Estados Unidos, em 2028]”, disse o dirigente, cujo mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito para mais quatro.

José Antônio Freire assumiu a presidência do CPB no lugar de Mizael Coutinho (à direita na foto), responsável pelo planejamento estratégico de 20217, que norteou as ações da entidade durante dois ciclos paralímpicos – por ALESSANDRA CABRAL

José Antônio assume o lugar que, nos últimos oito anos, foi de Mizael Conrado. Bicampeão paralímpico de futebol de cegos, o paulista de 47 anos foi, também, vice-presidente do CPB entre 2009 e 2016, quando a entidade era comandada por Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Conforme Mizael, o planejamento estratégico desenvolvido em 2017 para nortear as ações da entidade nos dois ciclos que viriam pela frente (2020 e 2024) foi determinante para os resultados nos Jogos.

“A gente revisitou a missão do CPB e trouxe a inclusão para o centro do propósito, que passou a ser, desde então, a promoção do esporte paralímpico – da iniciação ao alto rendimento  -,  e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Isso originou uma série de novos programas, como a Educação Paralímpica na Escola, que já capacitou mais de 62 mil professores no Brasil inteiro; os Centros de Referência, onde temos as escolinhas de esporte, que hoje são 74 no país, com mais de nove mil crianças atendidas; e o Festival Paralímpico, que passou a ser a porta de entrada do movimento paralímpico [para jovens com deficiência]”, detalhou o agora ex-presidente. 

Campeão olímpico no atletismo, Yohansson Nascimento terá um segundo mandato na vice-presidência do CPB, sob o novo comando de José Antônio Freire – ALE CABRAL/CPB

“[O planejamento estratégico para os ciclos de 2028 e 2032] Está em uma fase de construção. Acho que já o teremos consolidado até março ou abril. Temos feito um trabalho muito forte na base, com a perspectiva de que o Brasil continue avançando nessa política de esporte, descobrindo novos atletas, mantendo o que a gente tem hoje, quem sabe até ampliando”, avaliou José Antônio, que anunciou o próprio Mizael para conduzir a Secretaria Geral do Comitê.

Outro elo entre as gestões está na vice-presidência, que segue a cargo de Yohansson Nascimento para um segundo mandato. O alagoano de 37 anos, medalhista paralímpico de ouro nos 200 metros da classe T46 (amputados de membros superiores) assumiu o posto em 2021, meses após encerrar a carreira nas pistas, mesmo com índice para os Jogos de Tóquio, no Japão.

“Tenho certeza que nunca aprendi tanto do esporte paralímpico como nos últimos quatro anos. A decisão que eu tinha como atleta era individual. Agora, qualquer decisão que eu tome no CPB vai impactar coletivamente e, principalmente, pessoas que sequer conheço. Sei que os desafios continuam. Nosso país tem dimensões continentais, mas temos de continuar avançando e levar o esporte paralímpico para todas as regiões do Brasil”, concluiu Yohansson.

Fortaleza bate América-MG nos pênaltis e avança à 3ª fase da Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio das categorias de base do futebol nacional, conheceu mais 11 times classificados para a terceira fase (eliminatória).  Entre eles está o Fortaleza que venceu nesta tarde o América-MG – invicto na fase de grupos – por 3 a 1 na cobrança de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. No próximo jogo eliminatório o Leão do Pici terá pela frente o Ituano, que cravou a classificação nos pênaltis: venceu por 17 a 16, o maior placar de penalidades na história da Copinha, após 0 a 0 nos 90 minutos.  

As últimas cinco vagas serão definidas esta noite, nos últimos quatro duelos da segunda fase: Audax-SP x Votoraty-SP; Falcon-SE x Corinthians; Palmeiras x Referência-SP; Novorizontino x Athletico-PR e Bragantino x Flamengo. As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol no YouTube.

MAIS CLASSIFICADOS! ✅
Vasco, Fortaleza, Vila Nova, Ituano e Zumbi estão garantidos na terceira fase da Copinha Sicredi! 🔥 #CopinhaSicredi pic.twitter.com/uKOp1dbQ3x

— Copinha (@Copinha) January 13, 2025

A tarde também foi de festa para outro três clubes. O Vasco eliminou o Juventus-SP ao ganhar por 1 a 0 com gol de Léo Jacó. Na terceira fase, o Cruzmaltino medirá forças como Ceará, que avançou na manhã desta segunda (13) ao aplicar 4 a 0 no XV de Piracicaba. O time alagoano Zumbi também se classificou, com vitória por 1 a 0 sobre o União Suzano-SP. O próximo duelo do Zumbi será contra o vencedor de Bragantino x Flamengo – o jogo será às 21h45 (horário de Brasília). Por fim, o Vila Nova eliminou o Santo André por 1 a 0, e espera o resultado de Falcon x Corinthians para conhecer o próximo rival no mata-mata.

Demais classificações

O dia começou bem para o Ibrachina-SP que despachou o Barra-SC pelo placar de 2 a 0. Na terceira fase, o time do bairro da Mooca, em São Paulo,  vai enfrentar o Flamengo-SP que cravou a classificação ao derrotar o Náutico por 1 a 0 no início da tarde.

Quem também passou de fase foi o Sport, com vitória de 5 a 4 sobre o Oeste-SP nas cobranças de pênaltis, após 0 a 0 nos 90 minutos. O adversário do time pernambucano será o vencedor do jogo Palmeiras x Referência-SP, com início às 19h30 desta segunda (13).

Outro classificado em cobrança de pênaltis foi o Goiás que derrotou o Vitória da Conquista-BA por 5 a 4, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O Esmeraldino enfrentará o Grêmio na terceira fase. O Tricolor Gaúcho avançou ao superar o Marcílio Dias por 1 a 0 no início desta tarde.

A 55ª edição da Copinha começou no útlimo ida 2 e termina no dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista, com a final no Pacaembu.  A primeira fase reuniu 128 clubes, divididos em 22 grupos, sendo que apenas os dois primeiros colocados em cada chave avançaram para a segunda fase (eliminatória).  

A terceira fase (mata-mata) que classifica às oitavas de final tem início às 11h desta terça -feira (14). .

Terceira fase – jogos de terça-feira (14)

11h – Bahia x Coritba

15h – Mirassol x Criciúma

17h – Ferroviária x Santos

17h – Cruzeiro x Portuguesa-SP

18h30 – São Paulo x Juventude

19h30 – Água Santa x Fluminense

21h30 – Guarani x Atlético-MG

21h45 – Botafogo x Ponte Preta

Flamengo “alternativo” perde do Boavista em estreia pelo Carioca

Dezenove anos depois, o Flamengo voltou a ser derrotado em uma estreia de Campeonato Carioca. Com um time alternativo, repleto de jogadores do sub-20, o Rubro-Negro perdeu para o Boavista por 2 a 1. O duelo, transmitido ao vivo pela Rádio Nacional, foi disputado na Arena Batistão, em Aracaju.

As equipes voltam a campo no meio de semana. Na quarta-feira (15), às 15h45 (horário de Brasília), o Boavista visita o Maricá, outro time que já soma três pontos, no Estádio João Saldanha. O Flamengo, zerado, continua no Nordeste, mas vai para Campina Grande (PB), onde pega o Madureira na quinta-feira (16), às 18h30, no Amigão.

Com o elenco principal e o técnico Filipe Luís em pré-temporada nos Estados Unidos, o Flamengo iniciou o Estadual com o time sub-20, comandado por Cléber dos Santos, que treina a equipe de juniores. O grupo alternativo está reforçado pelo zagueiro Pablo, que voltou de empréstimo ao Botafogo, e o atacante Carlinhos, liberado para jogar após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) converter o restante de uma punição de 30 dias em multa. Ele estava suspenso por ter quebrado a cabine do VAR depois de uma expulsão no jogo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

O Rubro-Negro sentiu a inexperiência no primeiro tempo e viu o Boavista controlar as ações. O time de Saquarema (RJ) chegou a balançar as redes aos dez minutos, com Zé Vitor, mas o lance foi anulado pela bola ter cruzado a linha de fundo antes do cruzamento que originou o gol, do também atacante Matheus Alessandro, pela esquerda. Mas, aos 35, não teve jeito: o lateral Vitor Ricardo recebeu pela direita e levantou na área para Zé Vitor, livre e de cabeça, abrir o marcador.

A etapa final começou agitada, com o meia Lorran aparecendo entre dois zagueiros para escorar cruzamento pela direita do lateral Daniel Sales e mandar rente ao travessão, aos sete minutos. No lance seguinte, o Boavista respondeu com o volante Caetano, que disparou pela esquerda, entrou na área e acertou a trave esquerda. Aos dez, a rede balançou, com Carlinhos. O centroavante aproveitou o rebote de um belo chute de Lorran, da entrada da área, que bateu no travessão, e completou de cabeça para as redes.

A festa rubro-negra, contudo, não durou muito. Aos 21, Resende encarou a marcação pela direita, levou para a perna esquerda e arriscou de fora da área. A bola explodiu no travessão e sobrou com Gabriel Conceição, que cabeceou para o meio. Melhor para o também atacante Raí, que apareceu batendo para recolocar o Boavista à frente.

A equipe do interior quase fez o terceiro, em contra-ataque armado aos 42 minutos, mas o goleiro Dyogo Alves, cara a cara com Resende, salvou o Flamengo. O atual campeão carioca ainda pressionou nos acréscimos em busca do empate, mas de forma desorganizada, sem sucesso.

Bahia

O Bahia também começou o Campeonato Baiano com um time alternativo, repleto de meninos do sub-20, enquanto o grupo principal realiza pré-temporada no exterior, em Girona, na Espanha.

Neste domingo, o Esquadrão não saiu do zero com o Jacuipense no Estádio Carneirão, em Alagoinhas (BA), na estreia das equipes pelo Estadual. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE Bahia.

Na quinta-feira, o Jacuipense visita o Jacobina no Estádio José Rocha, às 19h15. No mesmo dia, às 21h30, o Bahia encara o Atlético de Alagoinhas na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O Tricolor foi a campo dirigido por Leonardo Galbes, novo treinador do sub-20. Entre os titulares, destaque à jovem promessa Ruan Pablo, atacante de 16 anos que, em 2024, já fazia parte do elenco de juniores. O zagueiro Marcos Vitor, o lateral Ryan e o atacante Tiago, que retornaram de empréstimo, também saíram jogando no Carneirão.

O Jacuipense começou a partida melhor, mas logo o Bahia, mesmo sem o melhor entrosamento, conseguiu tomar as rédeas do confronto. Em duas ocasiões, o goleiro Marcelo salvou o Leão do Sisal na etapa inicial. Primeiro em chute do meia Vitinho, da intermediária, que ainda desviou na marcação, aos nove minutos. Depois aos 38, em finalização do atacante Tiago, cara a cara.

O segundo tempo foi mais truncado, de poucas oportunidades. A chance mais clara surgiu aos dois minutos, depois de um erro da zaga do Jacuipense na tentativa de afastar o perigo da pequena área. A bola sobrou com Ruan Pablo, que bateu, mas a bola desviou no zagueiro Everson e saiu rente à trave esquerda defendida por Marcelo.