Skip to content

Primeiro voto de Dino no STF é sobre repercussão geral na uberização

0Comments

Primeiro voto de Dino no STF é sobre repercussão geral na uberização

☉ Feb 26, 2024
0 views
Spread the love

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino proferiu nesta segunda-feira (26) o primeiro voto na Corte após a posse no cargo, ocorrida na semana passada. Em sua primeira manifestação no STF, Dino se manifestou a favor da unificação nacional do entendimento sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber.

Com o voto de Dino, o Supremo tem placar de 2 votos a 0 a favor do reconhecimento da chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa. O julgamento ocorre no plenário virtual e será encerrado no dia 1° de março.

Após decidir sobre o reconhecimento da repercussão geral, o Supremo vai marcar novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos.

Atualmente, grande parte das decisões da Justiça do Trabalho reconhecem vínculo empregatício, mas o Supremo possui decisões contrárias. Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

De acordo com o voto proferido pelo relator da questão, ministro Edson Fachin, é necessária uma decisão definitiva do Supremo sobre a uberização. No posicionamento divulgado na semana passada, cerca de 10 mil ações no país tratam do tema.

“As disparidades de posicionamentos, ao invés de proporcionar segurança e orientação, agravam as incertezas e dificultam a construção de um arcabouço jurídico estável e capaz de oferecer diretrizes unívocas para as cidadãs e cidadãos brasileiros”, afirmou o ministro.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Defesa da mulher que levou tio morto ao banco pede prisão domiciliar

Maioria das escolas de samba do Rio terá enredos sobre negritude

Polícia Federal destrói ponte em terra indígena no Pará

Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela

Filho de João Cândido rebate Marinha: “meu pai é um herói popular”

PM vira réu por morte de idosa com tiro de fuzil no Morro do Turano

Concessionária diz que normalizou fornecimento de energia em Macapá


Justiça