Skip to content

MPF pede que Braskem construa novo hospital de saúde mental em Maceió

0Comments

MPF pede que Braskem construa novo hospital de saúde mental em Maceió

☉ Apr 08, 2024
1 views
Spread the love

Depois que o único hospital psiquiátrico público de Alagoas foi atingido pelo afundamento do solo, com a exploração do sal-gema em Maceió, a Braskem e o Estado viraram alvo de uma ação civil-pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é garantir a continuidade dos atendimentos psicossociais, sem oferecer riscos a funcionários e pacientes.

Na ação, o MPF pede que a Braskem tome as medidas necessárias para construir um novo Complexo de Saúde Mental, para assumir os serviços do Hospital Escola Portugal Ramalho, atingido pelo afundamento de terra. A unidade de saúde é ligada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. 

Na ação, procuradores, defensores e promotores argumentam que, houve tentativa de realocação do hospital, mas não foi concretizada. O pedido ainda cita que o Estado de Alagoas não tomou providências e acabou dificultando a realização da obra, sem apresentar justificativas técnicas.

Segundo a ação, “o atraso na construção” da nova unidade “agrava a situação deficitária da rede de atenção psicossocial no estado” e gera risco de “colapso do hospital”. Desta forma, é pedida uma intervenção urgente. 

Procurada pela reportagem, a Braskem disse que continua em discussões para “viabilizar a realocação definitiva do Hospital Portugal Ramalho”. Segundo a mineradora, já existe o apoio à construção de uma nova unidade, mesmo sem acordo firmado, e também de recuperação das estruturas do imóvel prejudicado.

A Procuradoria-Geral de Alagoas e a Universidade de Ciências da Saúde não se manifestaram sobre o assunto.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Governo federal pede investigação sobre morte de senegalês em SP

Bia Haddad dá adeus ao WTA Madri após perder de virada para Swiatek

Campanha Maio Roxo alerta sobre doenças inflamatórias intestinais

Dívida Pública sobe 0,65% em março e ultrapassa R$ 6,6 tri

Hoje é Dia: 30 anos sem Ayrton Senna e outros fatos da semana

Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

Estádio do Pacaembu deverá ficar pronto em junho, diz concessionária


Geral