Skip to content

Moraes autoriza investigados por atos golpistas a votar no domingo

Moraes autoriza investigados por atos golpistas a votar no domingo

☉ Oct 04, 2024
0 views
Spread the love

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou os investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro a votar neste domingo (6), data do primeiro turno das eleições municipais. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (3). 

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Defensoria-Pública da União (DPU) e vale para os acusados que não estão presos em decorrência do inquérito que apura as responsabilidades pelos atos.

Moraes autorizou a flexibilização do recolhimento domiciliar dos investigados e réus pelo 8 de janeiro. Eles poderão exercer o direito de votar e se dirigirem aos locais de votação das 9h às 11h. A autorização também vale para o segundo turno, previsto para 27 de outubro.

“Sendo o voto um direito fundamental, num juízo de ponderações e proporcionalidade, viável a flexibilização da medida cautelar, momentaneamente, para o exercício desse direito”, decidiu o ministro.

Os investigados pelos atos golpistas respondem no Supremo pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

Governo envia kits para cidades do Amazonas que enfrentam seca severa

Operações zeram abertura de garimpos na TI Yanomami, diz Casa Civil

TV Brasil estreia novela portuguesa inédita no Brasil

Moraes diz que X pagou multa em conta errada e pede regularização

TV Brasil transmite jogos do Brasileirão Série B neste fim de semana

TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral


Justiça