Skip to content

Lula embarca nesta terça-feira para Egito e Etiópia

0Comments

Lula embarca nesta terça-feira para Egito e Etiópia

☉ Feb 13, 2024
0 views
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (13) para o Egito, país recém-integrado ao Brics, bloco que reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A proposta da viagem é reforçar os laços entre os dois países.

No Egito, Lula tem agenda marcada com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, no Cairo, nesta quarta-feira (15). Também está prevista uma possível visita à Liga Árabe, grupo de países árabes que tem sua sede no Cairo.

Também será discutida a possibilidade de ampliar as exportações agropecuárias do Brasil para o Egito. A expectativa do governo brasileiro é que o Egito passe a aceitar um número maior de certificações de abatedouros brasileiros, ampliando o fluxo comercial.

Etiópia

Do Egito, Lula permanece em solo africano, seguindo para a Etiópia. Lá, o presidente terá reuniões bilaterais com autoridades e participa, como convidado, da Assembleia da União Africana, entidade que representa cerca de 50 estados do continente.

O Itamaraty informou ter interpretado o convite como um reconhecimento da prioridade que Lula vem imprimindo à política externa no que diz respeito à África.

Além do presidente brasileiro, devem participar da assembleia, como convidados, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

A expectativa do Itamaraty é que Lula se reúna com ambos durante os dias 17 e 18 de fevereiro.  

*Colaborou Lucas Pordeus Léon

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Ministério autoriza liberação sumária de recursos para cidades gaúchas

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

Rede de comunicação pública reúne 90 entidades em Brasília

Supremo tem cinco votos para validar Lei das Estatais

Edital do BNDES leva banda larga a 1,4 mil escolas públicas

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano


Política