Governo da Colômbia anuncia que prorrogará cessar-fogo com o ELN por seis meses
☉ Jan 24, 2024
3 viewsFaixa da guerrilha ELN
23 de janeiro de 2024
O Alto Comissário da Paz da Colômbia, Otty Patiño, disse esta terça-feira que o governo vai prolongar o cessar-fogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN) por seis meses, noticiou terça-feira os meios de comunicação colombianos.
“Isso é concomitante com toda a questão do cessar-fogo e de repente se houver mais necessidade de suspender os mandados de prisão para que as pessoas do ELN possam participar nos processos de paz nas diferentes vias onde o processo está se desenvolvendo, isso será feito”, disse ele.
Posteriormente, a delegação do ELN escreveu reiterou que “há um cessar-fogo que vigorará até 29 de janeiro de 2024”.
Na segunda-feira, as partes iniciaram o sexto ciclo de negociações em Cuba, em que uma das questões cruciais foi, precisamente, a prorrogação do cessar-fogo bilateral, atualmente válido até ao final deste mês.
O cessar-fogo foi anunciado pelas delegações no dia 9 de junho, em Havana. Quase uma semana depois, o governo e a guerrilha concordaram e assinaram nove protocolos para a implementação deste acordo. A princípio, a medida vigoraria por 180 dias e entrou em vigor no dia 3 de agosto do ano passado.
Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, restabeleceu as negociações de paz do ELN em 2022, interrompidas desde 2019 durante o governo do ex-presidente Iván Duque (2018-2022) após um ataque de guerrilha que deixou 22 mortos.
https://news.wiki.br/