Skip to content

Favelas iniciam conferências para enviar sugestões ao G20

0Comments

Favelas iniciam conferências para enviar sugestões ao G20

☉ Apr 29, 2024
0 views
Spread the love

Representantes de favelas de vários países começam nesta segunda-feira (29) uma série de conferências para discutir problemas e soluções para esses territórios, em preparação para a cúpula do G20, que acontece em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira Conferência Internacional das Favelas-20 está sendo realizada no Complexo da Penha.

Até setembro deste ano, estão previstas conferências em mais de 3 mil favelas das 27 unidades da federação e de outros 40 países, como Moçambique, Congo, Cazaquistão e Bélgica. A ideia é reunir propostas para entregar aos governantes do G20, que reúnem 19 das principais economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.

“As favelas contribuem muito para o desenvolvimento do país, com sua mão de obra. E os pensamentos que a favela tem normalmente não são aproveitados pelo poder público, porque a favela não é consultada sobre temas relevantes. E agora, com o G20, é uma oportunidade que a gente tem da favela se organizar, pautar os temas que nos interessam. É a chance que a favela tem de mostrar que tem capacidade de pensar sobre os temas que os governos estão propondo: a sustentabilidade, os direitos humanos, a [redução da] desigualdade”, afirma Celso Athayde, cofundador da Central Única das Favelas (Cufa).

Segundo Athayde, depois das conferências locais nas favelas, serão realizados eventos estaduais e nacionais, nos 41 países. “A gente vai fazer as vozes dessas pessoas serem ouvidas. Se os chefes de Estado vão levar em consideração depois de ouvir, é responsabilidade deles. Nossa responsabilidade é se organizar e demonstrar que as favelas não podem ser apenas coadjuvantes. Elas precisam ser protagonistas quando a agenda também é delas”.

*Colaborou Cristiane Ribeiro – Repórter do Radiojornalismo

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Amanda Schott confirma vaga no levantamento de peso em Paris 2024

MP do Auxílio Reconstrução do Rio Grande do Sul entra em vigor

Justiça reduz indenização para família do menino Miguel

Lula cobra agilidade na liberação de recursos para o Rio Grande do Sul

TCU rejeita pedido de solução consensual entre Petrobras e Unigel

Vila Isabel é última escola a divulgar enredo para o carnaval 2025

Mais de 95% da população diz ter consciência das mudanças climáticas


Geral