Coreia do Sul determina que Japão deve recompensar esposas de vítimas do período colonial
☉ Nov 25, 2023
3 views25 de novembro de 2023
O Japão se opôs à decisão do tribunal coreano que reconheceu a responsabilidade do governo em compensar as esposas de militares vítimas durante o período colonial japonês.
Um porta-voz do governo japonês disse aos repórteres ontem (24) que a decisão do tribunal coreano vai contra o direito internacional e o acordo entre a Coreia e o Japão.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, também disse em comunicado que a decisão do tribunal coreano era “muito lamentável e absolutamente inaceitável”.
Em relação a isto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros coreano disse que estava a rever os detalhes da decisão e que o governo estava respeitando o acordo entre os dois países alcançado em 28 de dezembro de 2015.
Anteriormente, o Supremo Tribunal de Seul tomou uma decisão sobre uma ação de indenização apresentada por 16 vítimas e respectivas famílias enlutadas, tendo o governo japonês como réu, anulando o primeiro veredito que afirmava que o Japão estava isento da jurisdição de outros países.
O tribunal decidiu que os demandantes deveriam ser compensados em 200 milhões de won cada: “De acordo com o direito consuetudinário internacional, é apropriado reconhecer a jurisdição do tribunal coreano sobre o governo japonês”.
https://news.wiki.br/