Skip to content

Congresso e Executivo devem fechar acordo para liberar emendas

Congresso e Executivo devem fechar acordo para liberar emendas

☉ Oct 23, 2024
2 views
Spread the love

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quarta-feira (23) que o governo federal e o Congresso Nacional estão na fase de conclusão de acordo para regularizar a liberação das emendas parlamentares que foram suspensas pela Corte.

Em nota conjunta à imprensa, os representantes dos Três Poderes informaram que o texto final do acordo deve ser finalizado até amanhã e ser votado na semana que vem pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

A fase final do acordo foi decidida após reunião entre os presidentes do Supremo, Luís Roberto Barroso, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também participaram do encontro o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do STF Flávio Dino, relator do caso.

Após o fechamento do acordo, Dino vai avaliar as cláusulas e submetê-las ao plenário do STF para votação. Ainda não há prazo para deliberação. 

Entenda

Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP 8 e RP 9 são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.

No entanto, o Psol, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continua em descumprimento.  

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.

Em agosto deste ano, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também determinou que a Controladoria-Geral da União auditasse os repasses realizados pelos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Secretário admite falha em esquema para receber torcida do Peñarol

CMN autoriza renegociação de crédito rural no Rio Grande do Sul

São Paulo volta a ter temporal e mais de 70 mil imóveis ficam sem luz

Caso Marielle: Rivaldo Barbosa vai depor nesta quinta-feira ao STF

Brasil tem pré-lista de convocados às eliminatórias da AmeriCup 2025

Brasil lança plataforma para atrair investimentos verdes

Entidades se posicionam contra demissão de presidente da Faperj


Geral