Skip to content

Chuvas alagam ruas e destelham casas no RS

Chuvas alagam ruas e destelham casas no RS

☉ Sep 26, 2024
1 views
Spread the love

Várias regiões do Rio Grande do Sul voltaram a sofrer com fortes chuvas nesta semana. A Defesa Civil do estado fez um novo alerta à população do estado na manhã desta quarta-feira (25). Municípios estão sofrendo com tempestades isoladas, chuvas persistentes, rajadas de vento intensas, granizo, raios e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para chuvas no centro-sul do estado. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

Dentre os municípios incluídos na região de grande perigo estão Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Bagé. Segundo a Defesa Civil estadual, na cidade de Camaquã os volumes de chuva já ultrapassaram os 207 milímetros acumulados em 72 horas. Casas foram destelhadas e pessoas estão desabrigadas.

Orientações

A Defesa Civil também orienta a população a buscar abrigo caso seja surpreendida pelo temporal severo. “Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança. Não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro. A água pode esconder riscos como buracos, bueiros abertos e correnteza”.

“Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, acrescentou o órgão.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Cursos de estética não oferecem formação para atividades de risco

Governo cria GT para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão

IGP-M acumula inflação de 4,53% em 12 meses, diz FGV

IBGE: desemprego cai para 6,6% no trimestre encerrado em agosto

TRE-RJ avalia trocar mais 40 locais de votação por segurança em 2026

Seca de rios favorece caça e pesca ilegais na Amazônia


Geral