Skip to content

As Américas relatam o triplo do número de casos de dengue do que em 2023

0Comments

As Américas relatam o triplo do número de casos de dengue do que em 2023

☉ Apr 01, 2024
2 views
Spread the love

Mosquito Aedes aegypti, um dos vetores da dengue

1 de abril de 2024

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta devido ao notável aumento de casos de dengue nas Américas. Com mais de 3,5 milhões de casos e mais de 1.000 mortes registadas até 26 de março de 2024, a situação atual representa um desafio sem precedentes para a região.

“Isso é motivo de preocupação, pois representa três vezes mais casos do que os notificados nesta mesma data em 2023, um ano recorde com mais de 4,5 milhões de casos notificados na região”, disse o diretor da OPAS, Dr. aparência publica.

Embora a dengue esteja aumentando em toda a região, Brasil (83%), Paraguai (5,3%) e Argentina (3,7%) são os países mais afetados, concentrando 92% dos casos e 87% das mortes.

“Vemos também um aumento em países como Barbados, Costa Rica, Guadalupe, Guatemala, Martinica e México, onde a transmissão costuma ser maior no segundo semestre do ano”, alertou o responsável do órgão encarregado de garantir as políticas públicas em questões de saúde no continente americano.

Esse aumento está associado principalmente à época de maior transmissão no hemisfério sul, facilitada pelas condições climáticas que favorecem a disseminação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Este padrão sugere uma expansão geográfica do vector e dos casos para novas áreas, desafiando potencialmente a capacidade de resposta de alguns países.

A OPAS identificou vários fatores que contribuem para a propagação da dengue, incluindo as mudanças climáticas que estão causando o aumento das temperaturas e a ocorrência de eventos climáticos cada vez mais intensos, como o mais recente fenômeno El Niño.

A isto acresce o rápido crescimento populacional e a urbanização não planeada, que resultam em condições de habitação precárias e serviços de água e saneamento insuficientes, criando ambientes propícios à proliferação de mosquitos.

Em resposta a esta ameaça crescente, a OPAS emitiu nove alertas epidemiológicos nos últimos 12 meses, oferecendo orientações aos seus Estados membros para reforçarem a prevenção e o controlo da dengue.

Um aspecto particularmente alarmante é a presença dos quatro sorotipos do vírus nos 21 países das Américas, o que aumenta o risco de epidemias e formas graves da doença.

Apesar do aumento recorde de casos, para o Dr. Barbosa “é encorajador que a taxa de mortalidade por dengue na região tenha permanecido abaixo de 0,05%”, uma conquista atribuída ao apoio contínuo da OPAS aos países desde 2010. Através de uma estratégia abrangente, que inclui o reforço da vigilância, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, milhares de vidas foram salvas, indicou.

A OPAS mantém seu apelo à ação, instando a esforços intensificados para eliminar os criadouros de mosquitos e proteger contra picadas, disse ele. Nessa linha, destacou também a importância de preparar os serviços de saúde para o diagnóstico precoce e o manejo clínico oportuno, bem como educar a população sobre os sintomas da dengue para que procure atendimento médico imediatamente.

Nas palavras do Dr. Barbosa, o enfrentamento da dengue requer a colaboração de todos os setores da sociedade, incluindo a participação ativa das comunidades. “Só através de um esforço conjunto é que este desafio pode ser ultrapassado e evitadas novas perdas humanas”, admitiu.

Fonte
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Navios da guarda costeira filipina e chinesa envolvidos em novo confronto no Mar da China Meridional

Vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entra novamente em erupção

Promotores alemães: mortes por esfaqueamento de soldados ucranianos podem ser políticas

Brasil: pulverização de lavouras vai ganhar aeronave especializada

Europa não está preparada para os riscos climáticos crescentes

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá


Wall