Skip to content

Advocacia-Geral da União publica regras para laboratório de inovação

0Comments

Advocacia-Geral da União publica regras para laboratório de inovação

☉ Jan 16, 2024
0 views
Spread the love

A criação de um laboratório para desenvolver projetos inovadores jurídicos, de melhoria de gestão e políticas públicas, foi regulamentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta terça-feira (16), em portaria publicada no Diário Oficial da União. O texto lança ainda o Prêmio de Inovação, para estimular o desenvolvimento e reconhecimento de soluções tecnológicas de automação.

A criação do Laboratório de Inovação da AGU (Labori) havia sido anunciada em junho, durante cerimônia em Brasília. No lançamento, o advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou as características de colaboração e experimentação do novo instrumento para resolução de problemas. “Inovar é um processo de tentativa e erro. E nosso laboratório permitirá um processo para isso.”

De acordo com a portaria, os eixos de inovação prioritários para o Labori serão nas áreas de gestão do conhecimento, soluções jurídicas, sustentabilidade, governança pública, transformação digital e métodos adequados de solução de conflitos e desjudicialização.

Na regulamentação, também foi sistematizado o andamento dos processos que integrarão o laboratório com as etapas de identificação de desafios ou oportunidade, ideação, seleção, prototipagem, experimentação e teste, implantação da solução em escala experimental, ampliação da escala e efetivação de mudanças sistêmicas. O documento explica ainda que as etapas são flexíveis conforme análises e resultados ao longo do projeto.

O próprio gabinete do advogado-geral coordenará o Labori com a participação de colaboradores de outros departamentos, indicados pela direção superior dos setores. A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica será responsável pelo lançamento do edital do Prêmio de Inovação da Advocacia-Geral da União com as regras de participação, avaliação e premiação.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Congresso derruba vetos e eleva valor de emendas parlamentares

TSE marca julgamento de recursos que pedem cassação de Sergio Moro

Número de desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul

Folha de pagamento de 17 setores será reonerada a partir de 2025

Bia Haddad, Thiago Wild e Marcelo Melo vencem estreias em Roma

BNDES lucra R$ 2,7 bi e amplia carteira de crédito no 1º trimestre

PGR: morte de Marielle ocorreu para proteger interesses de milícias


Política