Skip to content

Venezuela quer suspender custódia do Brasil sobre embaixada argentina

Venezuela quer suspender custódia do Brasil sobre embaixada argentina

☉ Sep 07, 2024
3 views
Spread the love

O governo da Venezuela quer suspender a custódia do Brasil sobre a Embaixada da Argentina em Caracas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, “não pode haver revogação unilateral da custódia.”

Segundo nota do Itamaraty, “enquanto não se designar outro país para representar os interesses argentinos, a situação permanece como está”. O governo brasileiro foi notificado pelo governo venezuelano, “mas informou que seguirá representando os interesses da Argentina na Venezuela até que seja designado um substituto.”

Há pouco mais de um mês, o Brasil assumiu temporariamente, a pedido do governo argentino, a representação diplomática argentina na capital venezuelana, após o presidente Nicolás Maduro decretar o fechamento da representação diplomática argentina e ordenar a expulsão do país dos diplomatas argentinos. Na ocasião, a bandeira do Brasil foi hasteada no lugar da bandeira Argentina.

A Venezuela também expulsou as missões diplomáticas do Chile, da Costa Rica, do Panamá, da República Dominicana e do Uruguai.

Jornais de Buenos Aires afirmam que seis opositores ao regime do presidente Nicolás Maduro seguem refugiados na embaixada, que está sitiada com a presença de agentes da Direção de Ações Estratégicas e Táticas, da Policia Nacional Bolivariana, e do Serviço Bolivariano de Inteligência. Segundo a imprensa portenha, a luz da embaixada foi cortada e geradores garantem o fornecimento de energia elétrica. 

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Haddad: descongelamento é resultado de melhor performance da economia

X informa ter cumprido prazo e indicado representante legal no Brasil

Governo descongela R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2024

Termina prazo para X comprovar reativação de representação no Brasil

Marcha pelo Clima no Rio pede justiça ambiental e climática 

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias


Internacional