Skip to content

Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS

Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS

☉ Sep 28, 2024
1 views
Spread the love

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, nas investigações da Operação Lava Jato. A íntegra da decisão do ministro ainda não foi divulgada.

A decisão foi proferida em um pedido de extensão feito pela defesa do acusado a partir de outras decisões do ministro que anularam procedimentos da Lava Jato. As liminares reconheceram que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condução das condenações.

Um dos principais delatores da operação, Pinheiro teve sua colaboração premiada homologada em 2019 pelo Supremo. Em seguida, ele deixou a prisão e passou a cumprir prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Em função das investigações da Lava Jato, Pinheiro ficou preso 3 anos e 4 meses na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

Os depoimentos de Pinheiro foram usados nos processos que levaram à condenação de Luiz Inácio Lula da Silva, então ex-presidente, no caso do tríplex. As condenações contra Lula foram anuladas pelo STF, que considerou terem ocorrido irregularidades nos julgamentos. 

Em nota, a defesa de Léo Pinheiro, que é formada pelos advogados Maria Francisca Accioly e Daniel Laufer, comemorou a decisão do ministro.

“A defesa de Léo Pinheiro enaltece a recente decisão proferida pelo ministro Dias Toffoli, que reafirmou o compromisso com a Justiça e garantiu a imparcialidade e a equidade de posicionamento em relação a todos os demais feitos que já declarou a nulidade da Operação Lava Jato”, diz a nota.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Brasileiro Série B: Paysandu derrota Ituano por 1 a 0

Reservatórios de SP operam abaixo da metade da capacidade

Rio terá sábado de chuva fraca e temperatura em declínio

Google restringe anúncios de bets a empresas registradas na Fazenda

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

STF veta recursos públicos para promoção do golpe militar de 1964

FAB intercepta aeronave que invadiu espaço aéreo brasileiro


Últimas Notícias