Skip to content

“Séria tendência de aquecimento global” continua, segundo a NASA

0Comments

“Séria tendência de aquecimento global” continua, segundo a NASA

☉ Apr 22, 2024
0 views
Spread the love

Mudanças na temperatura da superfície global de 1880 a 2023 (linha preta) em relação à média de 1850–1900.

22 de abril de 2024

 

A Terra continua a registar temperaturas mais quentes e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou para as graves consequências do aumento das temperaturas.

2022 foi o sexto ano com as temperaturas mais altas desde 1880, segundo relatório elaborado por cientistas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

O aquecimento, em dados

O pior aconteceu em 2023, quando foram registrados números recordes e, segundo especialistas, isso abriu a porta para um aumento de inundações, incêndios florestais, derretimento de geleiras e ondas de calor intensas e abundantes no futuro.

“Continuamos nesta tendência grave de aumento de temperatura. E outro facto importante é que os últimos nove anos foram os mais quentes desde que começámos a fazer medições”, disse Carlos del Castillo, chefe do Laboratório de Ecologia Oceânica do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, em declarações à Voz da América, convencido de que ” o problema é que a tendência é aumentar inexoravelmente as temperaturas ao longo deste ciclo.”

Porém, o aumento das temperaturas em todo o planeta não está ocorrendo de forma igual, há locais onde esse aquecimento é ainda mais acentuado. “Por exemplo, no Ártico, nos hemisférios, nas latitudes mais altas em direção ao norte, a mudança pode ser até quatro vezes maior. E em alguns lugares é um pouco abaixo da média, e isso se deve aos padrões das correntes oceânicas e dos ventos, entre outras coisas”, disse o especialista.

As Nações Unidas designam o dia 22 de Abril como Dia Internacional da Terra com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre os problemas climáticos globais, resultantes do aquecimento global, das alterações climáticas e de outros fenómenos meteorológicos que geralmente são resultado de actividades humanas.

Da organização internacional sublinham que “as alterações climáticas, as alterações humanas na natureza e os actos que prejudicam a biodiversidade, como a desflorestação, a mudança no uso do solo, a agricultura e pecuária intensivas, ou o tráfico ilegal de espécies, podem intensificar a destruição do planeta”.

Fonte
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Cais para ajuda a Gaza está instalado, dizem militares dos EUA

Inundações no RS prejudicaram a agricultura de um ponto de vista estrutural

Convidados de audiência pública defendem que ultraprocessados fiquem de fora da nova cesta básica

Encolhimento do Mar Cáspio preocupa ativistas ambientais

Mortes em enchentes no RS passam de 150; chove fraco

Visitas de judoca japonês tiveram papel essencial na consolidação do esporte no Brasil

Muitos mestrados não valem o investimento, mostra pesquisa


Wall