Skip to content

Rio recebe maior conferência global de tecnologia e inovação

Rio recebe maior conferência global de tecnologia e inovação

☉ Aug 13, 2024
4 views
Spread the love

O Píer Mauá será palco, nos próximos quatro dias, da 4ª edição da Rio Innovation Week, maior conferência global de tecnologia e inovação. O megaevento será aberto nesta terça-feira (13), em área de 70 mil metros quadrados (m²), com 34 conferências, mais de 2.500 conferencistas, 2.500 startups e incubadoras fomentando negócios, e mais de 350 expositores, em 28 palcos simultâneos, apresentando inovações e soluções para os setores, além de treinamentos imersivos setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e ambientes de negócios. O evento utilizará todos os armazéns do Píer Mauá, além do Museu de Arte do Rio (MAR), na zona portuária da cidade.

Entre os mais de 2 mil conferencistas convidados está o físico Marcelo Gleiser, que falará hoje, às 17h, na conferência Ciência para Todos. Sua palestra terá como título Desvendando o cérebro humano: novas descobertas e perspectivas. Do painel participa também a cientista Suzano Herculano, reconhecida mundialmente por suas pesquisas sobre a evolução do cérebro humano. Suzana também é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora de vários livros sobre neurociência, entre eles A vantagem humana.

Gleiser é um físico brasileiro, ganhador do Prêmio Templeton. É astrônomo, professor e atualmente pesquisador e professor da Faculdade de Darthmouth, nos Etados Unidos. É membro e ex-conselheiro geral da American Physical Society.

Outro destaque desta terça-feira é a filósofa e ativista internacional indiana Vandana Shiva. Ela também é física, ecofeminista e ativista ambiental. É diretora da Fundação de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Ecologia, com sede em Nova Déli, e uma das líderes e diretoras do Fórum Internacional Sobre Globalização.

Na quinta-feira (15), um dos painéis terá um encontro entre o filósofo e poeta brasileiro Ailton Krenak, primeiro indígena a ocupar uma cadeira de imoral na Academia Brasileira de Letras (ABL), e a Monja Coen Roshi, líder espiritual e principal divulgadora do Budismo no Brasil. Eles estarão no painel O que é realidade – Realidade e Resiliência: Perspectivas Budistas e Indígenas sobre o Mundo Contemporâneo.

A Rio Innovation Week terá a participação, na sexta-feira (16), da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2018, Nadia Murad, que pertence à minoria yazidi no Iraque, foi sequestrada e violentada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) e hoje luta contra o tráfico sexual de mulheres. Sobrevivente do genocídio Yazidi em seu país, se tornou defensora e líder dos sobreviventes de genocídio e violência sexual. Ela vai falar sobre O sentido da vida e suas experiências de ativismo. Nadia também é autora do best-seller Que eu seja a última: minha história de cárcere e luta contra o Estado Islâmico.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) não estará de fora das discussões da Rio Innovation Week.

O diretor do evento, Fábio Queiroz, acredita que colocar o tema Inteligência Artificial nas conferências e palestras é uma forma de desmistificar o assunto. Para ele, a tecnologia tem o poder de ser uma força transformadora para o bem.

“Cada linha de código, cada avanço tecnológico deve ser guiado por um propósito maior, o de melhorar a vida das pessoas e proteger nosso planeta”, diz. “A verdadeira medida do progresso não é o que criamos, mas como impactamos e enriquecemos as vidas daqueles ao nosso redor”, acrescenta.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Governo Federal anuncia identidade visual do Brics 2025

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

Acidente em rodovia deixa 22 mortos em Minas Gerais

Torneio de “sumô robô” no Japão tem final entre estudantes brasileiros

Comunidade no centro do Rio recebe festival de arte urbana

Xodó de Cozinha recebe o engenheiro ambiental Lucas Chiab

Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país


Geral