Skip to content

Presidente do parlamento sul-africano renuncia acusada de corrupção

0Comments

Presidente do parlamento sul-africano renuncia acusada de corrupção

☉ Apr 06, 2024
0 views
Spread the love

5 de abril de 2024

 

A ex-presidente do parlamento da África do Sul foi presa quinta-feira e acusada de múltiplas acusações de corrupção, um dia depois de ter renunciado ao cargo.

A prisão de Nosiviwe Mapisa-Nqakula é mais um golpe para a reputação do partido governante Congresso Nacional Africano, ou ANC, à medida que se prepara para eleição.

Mapisa-Nqakula, uma veterana de 67 anos da luta anti-apartheid, renunciou ao cargo de presidente da Câmara na noite de quarta-feira e entregou-se numa esquadra de polícia na quinta-feira.

Ela foi acusada em tribunal de 12 acusações de corrupção e uma de lavagem de dinheiro, decorrentes de seu período como ministra da Defesa. Ela é acusada de ter aceitado subornos no valor de cerca de US$ 120 mil de um ex-empreiteiro militar para garantir um contrato.

Mapisa-Nqakula foi libertada sob fiança depois de comparecer em tribunal, onde negou qualquer irregularidade, mas disse que se demitiu para proteger o seu partido.

Num comunicado, a porta-voz do ANC, Mahlengi Bhengu-Motsiri, agradeceu-lhe por se afastar. “Agradecemos a todos aqueles que participaram no processo de escrutínio e continuamos a dizer que o Estado de direito vem em primeiro lugar”, disse ela.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Europa não está preparada para os riscos climáticos crescentes

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inicia campanha de vacinação contra gripe

Uruguai inica campanha de vacinação contra gripe


Wall