Skip to content

Prefeitura do Rio inicia demolição de prédio de 12 andares na Muzema

Prefeitura do Rio inicia demolição de prédio de 12 andares na Muzema

☉ Jun 14, 2024
4 views
Spread the love

A prefeitura do Rio iniciou nessa quinta-feira (13) a demolição de um prédio de seis andares construído irregularmente na região da Muzema, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. A estrutura de seis andares tem 12 apartamentos, além da cobertura, e fica no condomínio Figueiras do Itanhangá, onde  dois imóveis desabaram em 2019, deixando 24 mortos. 

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, o prédio está desabitado, tem aproximadamente 900 metros quadrados (m²) de área construída e não pode ser legalizado porque não atende aos parâmetros urbanísticos do local e não tem autorização da prefeitura do Rio.

O imóvel está localizado em área de encosta, com inclinação acentuada e grande possibilidade de deslizamento por não incluir obras de contenção. A construção já havia sido embargada, inclusive com diversas aplicações de multas ao responsável. A demolição está sendo feita manualmente, sem o uso de máquinas e escavadeiras, devido ao risco que oferece à população, e vai levar alguns dias.

Segundo engenheiros da prefeitura, os responsáveis pelo prédio deverão ter prejuízo de cerca de R$ 3 milhões.

Demolições

Na região da Muzema, a prefeitura já demoliu 13 edifícios irregulares no mesmo condomínio, que fica em área de influência do crime organizado. Os responsáveis haviam conseguido liminar impedindo a demolição, mas a decisão foi revogada pela Justiça.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse que “essas operações têm um tripé de motivação muito forte: a asfixia financeira do crime organizado, uma vez que atuamos em um dos braços mais lucrativos desses grupos criminosos, que é a construção civil. Além disso, essas construções, em sua maioria, não têm responsável técnico habilitado e colocam em risco a vida das pessoas”.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Episódio de série sobre circo da TV Brasil é premiada em Portugal

Governo condena ataques no Líbano e diz para brasileiros deixarem área

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle

Em Nova York, Haddad diz que despesas estão dentro do arcabouço

Raicca Ventura conquista Mundial de skate park na Itália

Justiça de Pernambuco decreta a prisão do cantor Gusttavo Lima

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira


Geral