Skip to content

Preços na saída das fábricas recuaram 0,43% em novembro 

Preços na saída das fábricas recuaram 0,43% em novembro 

☉ Jan 04, 2024
4 views
Spread the love

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou deflação (queda de preços) de 0,43% em novembro de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a variação dos preços dos produtos na saída das fábricas brasileiras. 

A deflação veio depois de três altas de preços consecutivas. Em outubro, por exemplo, a inflação foi 1,07%. Com o resultado de novembro, o IPP acumulou taxas de deflação de 4,89% nos 11 primeiros meses de 2023 e de 6,09% em 12 meses. 

Treze das 24 atividades da indústria apresentaram deflação em novembro, com destaque para indústrias extrativas (-7,09%), outros produtos químicos (-1,36%) e veículos (-0,12%). 

Por outro lado, dez atividades registraram inflação, com destaque para alimentos (0,56%) e refino de petróleo e biocombustíveis (0,83%). O setor de borracha e plástico manteve os mesmos preços de outubro. 

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, houve deflações de 0,40% em bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo; de 0,66% em bens intermediários, ou seja, os insumos industrializados usados no setor produtivo; e de 0,18% em bens de consumo semi e não duráveis. Os bens de consumo duráveis tiveram inflação de 0,31%. 

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Conferência pede recursos para direitos de pessoas com deficiência

Terreiro de umbanda é depredado em Maricá, região metropolitana do Rio

Ginasta Bárbara Domingos fatura bronze em etapa da Copa do Mundo

Ministério convoca comitê para apurar apagão na Ilha do Governador

Lula diz que Israel segue sabotando o processo de paz no Oriente Médio

Pacheco e Barroso condenam atentado ao ex-presidente Trump

Pacheco e Barroso condenam atentado ao ex-presidente Trump


Últimas Notícias