Skip to content

OMS doa 9 micro-ônibus para ilhas Maurício

0Comments

OMS doa 9 micro-ônibus para ilhas Maurício

☉ Feb 21, 2024
0 views
Spread the love

21 de fevereiro de 2024

 

Nove veículos Urvan, a um custo de Rs 12,6 milhões, foram doados ao Ministério da Saúde e Bem-Estar de Maurício pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no sábado, 17 de fevereiro de 2024, no Sir Seewoosagur Ramgoolam National Hospital (SSRNH), em Pamplemousses. Nesta ocasião também foi realizado o Prêmio Controle de Prevenção de Infecções (IPC) 2022 e foi concedido um escudo ao SSRNH pela obtenção das melhores pontuações entre os Hospitais Regionais na aplicação das medidas de IPC.

O ministro da Saúde e Bem-Estar, Dr. Kailesh Kumar Singh Jagutpal, a Representante da OMS nas Maurícias, Dra. Anne Marie Ancia, e outras personalidades estiveram presentes.

Em comunicado, Jagutpal falou sobre a doação dos veículos Urvan esclarecendo que quatro foram convertidos em ambulâncias para serem utilizadas em hospitais regionais, quatro para transporte de pacientes e um foi doado para a Ilha Rodrigues. O ministro, ainda, falou sobre os benefícios desta doação na ampliação da frota de ambulâncias existente e na possibilidade de substituição de ambulâncias com mais de vinte anos, bem como na prestação de maior conforto aos pacientes durante o transporte.

Jagutpal elogiou a OMS por estar na vanguarda das doações, seja em termos de financiamento, formação, estratégias ou directrizes, e pelo seu apoio inabalável ao Ministério nos seus esforços para melhorar os serviços. Na mesma linha, discorreu sobre a importância da formação digital para o pessoal de saúde, agora que o projecto e-saúde está a ser implementado em toda a ilha.

No que diz respeito ao Prêmio IPC, Jagutpal lembrou que desde 2020 o Ministério, em colaboração com a OMS, tem trabalhado numa estratégia para melhorar as medidas de IPC nos hospitais. Anualmente é realizada uma avaliação para garantir que as diferentes equipes esteja sendo formadas para que as medidas de PCI possam continuar, pois isso é essencial, nomeadamente nos blocos operatórios, berçários e Unidade de Cuidados Intensivos. Destacando a dedicação e resiliência demonstradas pelo pessoal do SSRNH face às adversidades, o ministro acrescentou que este prêmio visa homenagear as contribuições do Director Regional de Saúde, do Superintendente Médico e da sua Equipa de PCI na implementação de protocolos de PCI apropriados em o hospital.

O ministro da Saúde reiterou assim o apoio do Ministério em termos de formação e orçamento para adquirir o que for necessário em matéria de PCI, para que se mantenha o nível que já alcançaram.

Por sua vez, Ancia sublinhou que esta doação está relacionada com a escassez de veículos médicos nos tempos de pandemia da covid-19, nomeadamente para o transporte adaptado de pacientes em diálise e outras pessoas que necessitem de encaminhamento médico.

Ela enfatizou o compromisso da OMS em mobilizar os recursos necessários para preencher esta lacuna, acrescentando que a OMS está empenhada em apoiar o ministério nos seus esforços para melhorar a qualidade dos cuidados e serviços como parte da sua abordagem para alcançar resultados nacionais, regionais e internacionais, objetivos de saúde pública e proteger as populações contra emergências de saúde.

 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme Copyright no rodapé do portal do Governo de Maurício, o material pode ser reproduzido desde que citada a fonte e divulgado o link para o texto.
news-wiki
https://news.wiki.br/

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inica campanha de vacinação contra gripe

Brasil: No Dia da Trabalhadora Doméstica, Ipea promove pesquisa para conhecer melhor quem realiza esse serviço

Na Bahia, Seagri se reúne com agricultores atingidos por enchentes

Pará tem a pior insegurança alimentar do Brasil


Wall