Skip to content

Novo ciclone subtropical pode se formar na costa do Sudeste

0Comments

Novo ciclone subtropical pode se formar na costa do Sudeste

☉ Feb 15, 2024
1 views
Spread the love

15 de fevereiro de 2024

 

André L P Souza para o WikiiNotícias

Um novo ciclone subtropical está prestes a se formar na costa do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 16 de fevereiro. Tal relato foi informado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) na tarde de ontem (15):
“AVISO ESPECIAL
AVISO NR 068/2024
AVISO ESPECIAL
EMITIDO ÀS 1700Z – QUA – 14/FEV/2024
POSSÍVEL FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL A PARTIR DE 150000Z COM PRESSÃO CENTRAL DE 1010HPA EM 24S040W, MOVENDO-SE PARA LESTE E DEPOIS SUL, COM VENTO CICLÔNICO FORÇA 7/8 E MAR GROSSO ASSOCIADO AFETANDO AS ÁREAS BRAVO, DELTA E SUL OCEÂNICA.
VÁLIDO ATÉ 210000Z.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 060/2024.”; disse o órgão.

Episódios de chuva extrema, com raios, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo também são esperados para grande parte do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, volumes de 60 a 100 mm diários podem ser registrados nos municípios citados, sendo o maior perigo na Costa Verde Fluminense. Há possibilidade de ressaca na costa com ondas de até 3 metros de altura, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Ciclone tropical descartado

No primeiro boletim especial, o CHM havia informado a possibilidade de ciclone tropical na costa do Rio de Janeiro, mas duas horas depois o anúncio foi atualizado. Segundo estudos feitos pela Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ), as águas em superfície na costa do estado fluminense estavam com temperatura aproximada de 27°C o que, em tese, seria combustível para a formação de sistemas atípicos, seja o ciclone subtropical, seja tropical. O último sistema atípico registrado em águas brasileiras, foi a depressão subtropical 01Q registrada em janeiro de 2023.

Provável intensificação

Se os ventos sustentados deste ciclone se intensificarem, poderá alcançar a categoria de depressão subtropical e em aprofundamento maior do sistema, tempestade subtropical, podendo receber um nome que pela lista atualizada do CHM é Akará. A última tormenta a receber um nome foi Yakecan em maio de 2022. Na época, Yakecan deixou um rastro de destruição no Rio Grande do Sul e no Uruguai causando duas fatalidades, além de uma forte onda de frio.

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo
https://archive.ph/0znTC
https://portal.inmet.gov.br/noticias/ciclone-provoca-chuva-forte-nos-estados-do-rio-de-janeiro-e-são-paulo-nos-próximos-dias
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2022-05-17/ciclone-yakecan–tempestade-faz-vitimas-no-rs-e-no-uruguai.html
https://www.metropoles.com/brasil/ciclone-yakecan-vira-tempestade-e-avanca-rumo-a-sp-e-rj

news-wiki
https://news.wiki.br/

Seicheles: Atol de Aldabra experimenta evento de branqueamento “severo”

Presença de pássaros é essencial para que florestas tropicais possam se regenerar

Tailândia observa de perto batalha pela cidade fronteiriça de Mianmar

Peso argentino ganha força com Milei

Sergipe receberá doses da vacina contra a dengue

Sete novos sítios recebem a Marca do Património Europeu

PF destrói ponte em terra indígena


Wall