Skip to content

Março bate recorde de calor no mundo pelo 10º mês consecutivo

0Comments

Março bate recorde de calor no mundo pelo 10º mês consecutivo

☉ Apr 15, 2024
0 views
Spread the love

15 de abril de 2024

 

A terra adicionou outro mês quente ao ano até agora, com março a ser considerado o mais quente já registado no Globo.

O mês passado também deu continuidade à série de recordes mundiais de meses quentes de 10 consecutivos. De acordo com dados do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo com uma temperatura média de 14.14°C, 0.73 °C acima do valor médio 1991-2020. Estima-se que o mês tenha sido cerca de 1.68°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Olhando para os continentes, a África e a América do Sul tiveram o seu março mais quente já registado, enquanto a Europa viu o segundo março mais quente. Em contraste, partes do oeste da América do Norte, Ásia Central e Austrália Ocidental foram mais frias do que a média no mês passado.

De acordo com a previsão anual global de temperatura dos Centros Nacionais de Informação Ambiental (NCEI) da NOAA, há uma chance de 55% de que 2024 seja o ano mais quente já registado e uma chance de 99% de que seja classificado entre os cinco primeiros mais quentes.

Outros eventos climáticos notáveis

Em Portugal durante o mês destaca-se de acordo com o IPMA por um lado os valores baixos de temperatura no inicio do mês (1 a 9) e no final do mês (25 a 31) e, por outro lado, o período quente entre 15 e 24 de março com ocorrência de uma onda de calor nalguns locais do interior norte e Centro do território nacional. Em relação à precipitação, registou-se um total de 177.8 mm, quase 3 vezes o valor médio 1981-2010, sendo o 16º março mais chuvoso desde 1931 e o 4º desde 2000. Durante o mês registou-se precipitação intensa, por vezes forte, nos períodos de 1 a 3 na região Norte e litoral Centro e nos dias 7 e 8 e 26 a 30 em todo o território.

O Brasil foi marcado por chuvas fortes que causaram alagamentos, deslizamentos na regiões Centro-Oeste e Sudeste do país e mataram pelo menos duas dúzias de pessoas. O mês também foi marcado por calor, típico do verão e influência do El Niño.

No globo a cobertura global de gelo marinho foi baixa: globalmente, a cobertura de gelo marinho polar foi classificada como a oitava menor extensão (cobertura) já registada. A extensão do gelo do mar Ártico foi ligeiramente abaixo da média (em 155.600 quilómetros quadrados), enquanto a extensão do gelo do mar Antártico foi significativamente abaixo da média (em 906.496 quilómetros quadrados), classificando-se como a quinta menor cobertura já registada.

A atividade tropical estava abaixo da média: quatro tempestades nomeadas ocorreram em todo o mundo em março, ficando abaixo da média de 1991-2020 de seis. A única grande tempestade foi o ciclone tropical severo Neville, que trouxe altas ondas para a costa noroeste da Austrália. Houve duas outras tempestades no sul do Oceano Índico que impactaram a África, a tempestade Filipo trouxe ventos fortes e chuvas torrenciais para Moçambique; e a tempestade Gamane trouxe ventos e chuvas fortes para Madagascar.

 
 
 

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Brasil: pulverização de lavouras vai ganhar aeronave especializada

Europa não está preparada para os riscos climáticos crescentes

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inicia campanha de vacinação contra gripe


Wall