Skip to content

Macron concede a cacique Raoni a mais alta honraria da França

0Comments

Macron concede a cacique Raoni a mais alta honraria da França

☉ Mar 26, 2024
0 views
Spread the love

O presidente da França, Emmanuel Macron, concederá, nesta terça-feira (26), a Ordem Nacional da Legião de Honra ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire. É a maior honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global.

A condecoração foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte.

Raoni Metuktire, de 92 anos, dedica sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta e tem grande reconhecimento internacional. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz e mantém interlocução com diversas personalidades, como o Papa Francisco e o rei britânico Charles III.

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Macron desembarca hoje em Belém (PA), onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos cumprirão extensa agenda bilateral ao longo dos próximos dias no Brasil, com temas na área de meio ambiente, defesa, reforma dos organismos multilaterais, entre outros. Além do Pará, Macron passará por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Na capital paraense, os presidentes acompanharão a produção artesanal e sustentável do cacau em região de floresta. Eles também terão encontro com representantes indígenas, ocasião em que Macron dará a outorga ao cacique Raoni.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Semana começa com calor e sem sinal de chuva na capital paulista

Alckmin diz que não faltarão recursos para o Rio Grande do Sul

Voos da malha emergencial do Rio Grande do Sul já chegam ao interior

Comunidades tradicionais e setor ambiental voltam a integrar Conabio

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Bares de 179 cidades recebem festival internacional sobre ciência

RS repassará parte de doações por Pix a cerca de 45 mil famílias


Política