Skip to content

Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Controle do Câncer

0Comments

Lula sanciona lei que cria Política Nacional de Controle do Câncer

☉ Dec 21, 2023
1 views
Spread the love

21 de dezembro de 2023

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos, na terça-feira (19), a lei que criou a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. A Lei 14.758 foi publicada na quarta-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor em 180 dias.

A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 2.952/2022, da Câmara dos Deputados, aprovado em novembro pelo Senado. O relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), explicou que a PNPCC até então estava prevista apenas em norma infralegal, na Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 2, de 28 de setembro de 2017, e que a transformação em lei representa um grande avanço.

Implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a nova lei espera diminuir a incidência de câncer, contribuir para a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a mortalidade. Também busca assegurar acesso ao cuidado integral, definido como a detecção precoce da doença, o tratamento e os cuidados paliativos do paciente, bem como o apoio psicológico oferecido a ele e a seus familiares. 

Ao paciente com câncer, o cuidado multidisciplinar deverá ter, no mínimo, profissionais das áreas de psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e de terapia ocupacional. O texto prevê também a reabilitação de pacientes com sequelas ou limitações provocadas pelo câncer ou pelo tratamento.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Inflação dispara e deixa famílias angolanas em desespero

Brasilː Inflação acelera para todas as faixas de renda em abril

Nova vacina contra a dengue pré-qualificada pela OMS

Cais para ajuda a Gaza está instalado, dizem militares dos EUA

Inundações no RS prejudicaram a agricultura de um ponto de vista estrutural

Convidados de audiência pública defendem que ultraprocessados fiquem de fora da nova cesta básica

Encolhimento do Mar Cáspio preocupa ativistas ambientais


Wall