Skip to content

Irã: ataque em Kerman partiu de terroristas do Afeganistão

0Comments

Irã: ataque em Kerman partiu de terroristas do Afeganistão

☉ Jan 14, 2024
0 views
Spread the love

14 de janeiro de 2024

 

Mais de uma semana depois de o Irã ter sofrido o ataque terrorista mais mortal em décadas, os seus governantes islâmicos disseram que um dos homens-bomba treinados no Afeganistão com o grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Os líderes iranianos prometeram retaliar os perpetradores do EI nos atentados suicidas de 3 de janeiro que mataram pelo menos 90 pessoas na cidade de Kerman, enquanto participavam de um memorial para o comandante iraniano Qassem Soleimani no quarto aniversário de sua morte em um ataque de drone dos EUA.

Em um comunicado publicado na quinta-feira, o Ministério da Inteligência do Irã identificou um dos dois homens-bomba como um cidadão do Tajiquistão de 24 anos chamado Bazirov israelense e disse que ele recebeu vários meses de treinamento em um campo do EI na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, que faz fronteira com o Tadjiquistão. Ele disse que após seu treinamento, contrabandistas o ajudaram a cruzar a fronteira para a província de Sistan Baluchistão, no sudeste do Irã, perto da cidade de Saravan.

A declaração do Ministério da Inteligência marcou a primeira vez que o Irã identificou publicamente o vizinho Afeganistão como fonte do ataque de Kerman. Ele também disse que Teerã considera a busca por justiça contra os perpetradores “além das fronteiras [do Irã]” como um “dever certo e definido”.

No entanto, as opções do Irã para ataques retaliatórios no Afeganistão são limitadas pela sua relação diplomática com o governo islâmico talibã do Afeganistão, de acordo com pesquisador estadunidense Aaron Zelin, do Instituto de Política do Oriente Próximo de Washington, que lidera um projecto que rastreia a actividade do EI em todo o mundo. O Irã e os Taliban veem o grupo EI e os Estados Unidos como adversários comuns.

Notícias Relacionadas
Irã: atentado mata dezenas durante homenagem a Soleimani
Estado Islâmico reivindica atentado no Irã que matou mais de 80 pessoas
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.
news-wiki
https://news.wiki.br/

Selena Gomez, Linkin Park, Ludmilla e mais: confira os lançamentos musicais da semana

A Casa Branca está disposta a “aumentar o comércio e o investimento” na Argentina

La Casa Blanca dispuesta a “aumentar el comercio y la inversión” en Argentina con el nuevo gobierno de Milei

STF condena mais 15 réus pelos atos antidemocráticos de 8/1

Mediadores de paz em Paris tentam evitar a iminente ofensiva israelense em Rafah

Jovem Pan: sem acordo, Ministério Público retoma processo por cassação de concessões

Jovem Pan: sem acordo, Ministério Público retoma processo por cassação de concessões Jovem Pan


Wall