Skip to content

Hermeto Pascoal é um dos homenageados da Womex 2024

Hermeto Pascoal é um dos homenageados da Womex 2024

☉ Oct 22, 2024
2 views
Spread the love

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) participará, pela primeira vez, da Worldwide Music Expo (Womex) 2024, uma das mais importantes feiras do mercado musical global. A ação faz parte do Funarte Brasil Conexões Internacionais, iniciativa estratégica para a promoção da música brasileira no circuito internacional.

A participação brasileira será celebrada com a homenagem a Hermeto Pascoal, que receberá o prestigiado Womex Awards.

Presidente da Funarte, Maria Marighella, Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Esta é a primeira vez que um músico brasileiro é homenageado pelo prêmio Artist Award’neste importante espaço da música mundial que é a Womex. Hermeto Pascoal e sua obra estão entre essas riquezas que precisam ser celebradas em nossa música brasileira, que é expressão de singularidade e dispositivo de encontro, diálogo e conexão cultural e que, portanto, precisa de políticas que fortaleçam este elo fundamental com o mundo”, informou a presidente da Funarte, Maria Marighella.

Aos 88 anos, Hermeto será o primeiro brasileiro a receber a premiação em 25 anos de história do prêmio. Integrando a programação oficial de shows, o pianista Jonathan Ferr apresentará seu Urban Jazz inspirado no Afrofuturismo.

A delegação brasileira, formada por 28 agentes do setor musical de todas as regiões do país irá para Manchester, na Inglaterra, A Womex será realizada na cidade de Manchester, na Inglaterra, a partir desta quarta-feira (23) até domingo (27).

Os brasileiros participarão dos painéis sobre o Circuito Amazônico de Festivais, música e videogame, mercado da música ao vivo no Brasil. A presença da Funarte representa um marco para as políticas de internacionalização das artes brasileiras, um dos eixos da Política Nacional das Artes.

“A internacionalização das artes é central na nossa missão primeira: entregar ao povo brasileiro uma política nacional que reflita a especificidade e complexidade das nossas expressões. Artistas e agentes das artes têm rompido fronteiras e construído uma ofensiva sensível que é ativo de democracia, direitos, liberdades e riqueza não só econômica, mas de soberania e afirmação de narrativas diversas”, afirmou a presidente da Fundação.

Festivais

Os oito festivais do circuito colocam a música no centro do debate climático global, pautando temas como biodiversidade e representação de comunidades indígenas, negras, quilombolas, de mulheres, caboclos e ribeirinhos.

O músico carioca Vic Hime participará de um painel sobre música e videogames e, em outra sessão, André Bourgeois, de São Paulo, discutirá o mercado da música ao vivo no Brasil para artistas estrangeiros.

A feira, que atrai mais de 2.600 profissionais de 90 países, é um ambiente de destaque para o fortalecimento das redes criativas e comerciais da música e cria uma experiência para curadores, gerentes de editoras, entre outros, para descobrir novos músicos, projetos e refletir sobre oportunidades alternativas de programação.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Hoje em Dia: aniversário de Natal e Guerra do Paraguai são destaques

Mestre Laurentino morre ao 98 anos em Belém

Corpos de vítimas de acidente em MG serão levados ao IML de BH

Polícia busca motorista de carreta que se envolveu em acidente em MG

Vítima de trabalho análogo à escravidão, mulher é resgatada em Minas

Brasil aumentou em 8% coleta de células-tronco de medula óssea

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU


Últimas Notícias