Skip to content

Gangues ganham terreno na capital do Haiti enquanto o governo de transição vacila

0Comments

Gangues ganham terreno na capital do Haiti enquanto o governo de transição vacila

☉ Mar 24, 2024
2 views
Spread the love

24 de março de 2024

 

Enquanto o governo de transição do Haiti luta para tomar forma, as poderosas gangues da nação insular continuam a fazer avanços na capital, Porto Príncipe, relataram moradores da capital no sábado.

Criminosos armados atacaram as bases de duas unidades policiais especializadas na área da capital, disseram moradores à agência France-Presse por telefone. Não houve detalhes sobre vítimas.

À medida que a violência nas ruas continua, a fome piora, disseram autoridades das Nações Unidas.

“Há uma fadiga muito, muito grande. Há sofrimento humano numa escala alarmante. Muito medo. Trauma. As pessoas estão simplesmente cansadas”, disse Ulrika Richardson, representante da ONU. residente e coordenador humanitário para o Haiti, disse aos repórteres na quinta-feira em uma videochamada de Porto Príncipe.

Nos primeiros dois meses deste ano, 2.500 pessoas foram mortas, sequestradas ou feridas na violência, disse Richardson.

Além disso, quase metade da população do Haiti está a lutar para se alimentar, afirmaram organizações internacionais na sexta-feira, com algumas áreas próximas da fome.

O Haiti enfrenta agora os piores níveis de insegurança alimentar alguma vez registados, de acordo com o Programa Alimentar Mundial.

“O aumento da fome está a alimentar a crise de segurança que está a abalar o país. Precisamos de acção urgente agora – esperar para responder em grande escala não é uma opção”, disse Jean-Martin Bauer, director do Programa Alimentar Mundial para o Haiti.

Enquanto isso, mais de 33 mil pessoas fugiram de Porto Príncipe somente neste mês, informou a ONU. disse na noite de quinta-feira, enquanto a capital assistia ao aumento dos bloqueios de estradas e da violência generalizada.

Fonte
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Enchentes e alagamentos ‘farão parte de nossas vidas’, diz arquiteto e urbanista brasileiro

A guerra de Israel em Gaza é o centro das atenções na Eurovisão 2024

Rússia intensifica repressão contra jornalistas e vozes críticas à invasão da Ucrânia

Após cinco dias, Guaíba baixa de 5 metros pela primeira vez

Mortes em enchentes no RS passam de 100; vai voltar a chover forte

Em apenas um ano, Rio Grande do Sul enfrentou dez episódios de chuvas extremas, analisa especialista em recursos hídricos da Unesp

Assembleia Geral das Nações Unidas institui 25 de maio como Dia Mundial do Futebol


Wall