Skip to content

Frederico X: Dinamarca já tem novo monarca

0Comments

Frederico X: Dinamarca já tem novo monarca

☉ Jan 14, 2024
0 views
Spread the love

14 de janeiro de 2024

 

Frederik André Henrik Christian já é o novo Rei da Dinamarca como Frederico X. Ele sucedeu sua mãe, a Rainha Margarida II da Dinamarca, que havia anunciado sua abdicação durante seu tradicional discurso de ano novo, surpreendendo os dinamarqueses. Ela então justificou: “depois da cirurgia na coluna em fevereiro passado, pensei novamente sobre o futuro e decidi que chegou o momento de uma nova geração”. Margarida sempre negou que algum dia abdicasse do trono e hoje completava exatos 52 anos como chefe-de-estado do país.

A proclamação de Frederico, rito que é o adotado na Dinamarca, foi feita pela primeira-ministra Mette Frederiksen, num momento histórico para o país, já que é a primeira vez na história que este papel coube a uma mulher. Frederiksen e Frederico apareceram na sacada do Palácio às 15 horas (horário local), após um Conselho de Estado que havia iniciado às 14 horas, no qual Margarida assinou a Ata de Abdicação, enquanto o novo monarca assinou sua posse e seu filho mais velho, Christian, foi oficialmente declarado Príncipe Herdeiro da Dinamarca.

Após Frederiksen e Frederico lerem seus discursos e a política dizer “hurra, hurra” algumas vezes, ela deixou a sacada, dando espaço à esposa de Frederico, Mary, que agora é a Rainha [Consorte] da Dinamarca. Eles se abraçaram, dois meses após um escândalo tomar as manchetes mundiais, quando o agora Rei foi fotografado deixando a casa de uma mulher em Madrid, especificamente Genoveva Casanova, que já havia sido nora da falecida Duquesa Caetana de Alba, uma das nobres mais ricas e famosas da Europa.

Os quatro filhos do casal também apareceram na sacada, primeiro Christian e depois Isabella, Vincent e Josephine, e acenaram para milhares de pessoas que se aglomeravam no local. O novo casal real também se beijou antes de voltar a entrar no palácio, recebendo centenas de vítores. “Foi um beijo de cinema” escreveu a Vanitatis, enfatizando, no entanto, que alguns acreditam que a cena foi apenas “de fachada”.

Emoção à flor da pele

Durante a transmissão da cerimônia, pode-se ver Margarida e Frederico muito emocionados. Segundo a imprensa dinamarquesa, após assinar a Ata, a agora Rainha Emérita disse apenas “então… Deus salve o novo rei”, levantou-se e indicou a cadeira central ao filho, deixando a sala após receber a bengala de seu neto Christian.

Na sacada, novamente, Frederico se emocionou e seus olhos marejaram de lágrimas. A revista espanhola Hola recorda: “muito emocionado, em imagens que lembram o seu casamento com Mary Donaldson em maio de 2004, quando não parava de chorar ao ver a mulher da sua vida aproximar-se do altar”. O mesmo meio de comunicação nega que as fotos de Frederico e Genoveva revelem algo mais que uma amizade – num comunicado após o sucedido a aristocrata negou o affair, dizendo que eles eram amigos e que ela havia atuado como uma expert em arte quando Frederico havia visitado a capital espanhola para um tour cultural.

Segundo a Hola, justamente por se deixarem ver em público sem usarem qualquer forma de disfarce, os dois seriam apenas bons amigos.Fizeram tudo “com a normalidade e naturalidade de duas pessoas que não têm nada a esconder – sem óculos escuros, chapéus ou lenços estrategicamente colocados”, escreveu a revista em novembro passado, após a revista espanhola Lecturas publicar as fotos com exclusividade. “Hoje, o casal real calou os rumores de crise entre eles, fundindo-se em um beijo apaixonado aos olhos do mundo”, escreveu a Lecturas.

Notícias Relacionadas
Rainha da Dinamarca continuará trabalhando após abdicar
Rainha da Dinamarca anuncia abdicação
 
 
 
 
 
 
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

A Casa Branca está disposta a “aumentar o comércio e o investimento” na Argentina

La Casa Blanca dispuesta a “aumentar el comercio y la inversión” en Argentina con el nuevo gobierno de Milei

STF condena mais 15 réus pelos atos antidemocráticos de 8/1

Mediadores de paz em Paris tentam evitar a iminente ofensiva israelense em Rafah

Jovem Pan: sem acordo, Ministério Público retoma processo por cassação de concessões

Jovem Pan: sem acordo, Ministério Público retoma processo por cassação de concessões Jovem Pan

Quase metade da população de Angola vive na pobreza


Wall