Skip to content

Frederico X: Dinamarca já tem novo monarca

0Comments

Frederico X: Dinamarca já tem novo monarca

☉ Jan 14, 2024
0 views
Spread the love

14 de janeiro de 2024

 

Frederik André Henrik Christian já é o novo Rei da Dinamarca como Frederico X. Ele sucedeu sua mãe, a Rainha Margarida II da Dinamarca, que havia anunciado sua abdicação durante seu tradicional discurso de ano novo, surpreendendo os dinamarqueses. Ela então justificou: “depois da cirurgia na coluna em fevereiro passado, pensei novamente sobre o futuro e decidi que chegou o momento de uma nova geração”. Margarida sempre negou que algum dia abdicasse do trono e hoje completava exatos 52 anos como chefe-de-estado do país.

A proclamação de Frederico, rito que é o adotado na Dinamarca, foi feita pela primeira-ministra Mette Frederiksen, num momento histórico para o país, já que é a primeira vez na história que este papel coube a uma mulher. Frederiksen e Frederico apareceram na sacada do Palácio às 15 horas (horário local), após um Conselho de Estado que havia iniciado às 14 horas, no qual Margarida assinou a Ata de Abdicação, enquanto o novo monarca assinou sua posse e seu filho mais velho, Christian, foi oficialmente declarado Príncipe Herdeiro da Dinamarca.

Após Frederiksen e Frederico lerem seus discursos e a política dizer “hurra, hurra” algumas vezes, ela deixou a sacada, dando espaço à esposa de Frederico, Mary, que agora é a Rainha [Consorte] da Dinamarca. Eles se abraçaram, dois meses após um escândalo tomar as manchetes mundiais, quando o agora Rei foi fotografado deixando a casa de uma mulher em Madrid, especificamente Genoveva Casanova, que já havia sido nora da falecida Duquesa Caetana de Alba, uma das nobres mais ricas e famosas da Europa.

Os quatro filhos do casal também apareceram na sacada, primeiro Christian e depois Isabella, Vincent e Josephine, e acenaram para milhares de pessoas que se aglomeravam no local. O novo casal real também se beijou antes de voltar a entrar no palácio, recebendo centenas de vítores. “Foi um beijo de cinema” escreveu a Vanitatis, enfatizando, no entanto, que alguns acreditam que a cena foi apenas “de fachada”.

Emoção à flor da pele

Durante a transmissão da cerimônia, pode-se ver Margarida e Frederico muito emocionados. Segundo a imprensa dinamarquesa, após assinar a Ata, a agora Rainha Emérita disse apenas “então… Deus salve o novo rei”, levantou-se e indicou a cadeira central ao filho, deixando a sala após receber a bengala de seu neto Christian.

Na sacada, novamente, Frederico se emocionou e seus olhos marejaram de lágrimas. A revista espanhola Hola recorda: “muito emocionado, em imagens que lembram o seu casamento com Mary Donaldson em maio de 2004, quando não parava de chorar ao ver a mulher da sua vida aproximar-se do altar”. O mesmo meio de comunicação nega que as fotos de Frederico e Genoveva revelem algo mais que uma amizade – num comunicado após o sucedido a aristocrata negou o affair, dizendo que eles eram amigos e que ela havia atuado como uma expert em arte quando Frederico havia visitado a capital espanhola para um tour cultural.

Segundo a Hola, justamente por se deixarem ver em público sem usarem qualquer forma de disfarce, os dois seriam apenas bons amigos.Fizeram tudo “com a normalidade e naturalidade de duas pessoas que não têm nada a esconder – sem óculos escuros, chapéus ou lenços estrategicamente colocados”, escreveu a revista em novembro passado, após a revista espanhola Lecturas publicar as fotos com exclusividade. “Hoje, o casal real calou os rumores de crise entre eles, fundindo-se em um beijo apaixonado aos olhos do mundo”, escreveu a Lecturas.

Notícias Relacionadas
Rainha da Dinamarca continuará trabalhando após abdicar
Rainha da Dinamarca anuncia abdicação
 
 
 
 
 
 
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Autoridades dos EUA e do Brasil discutirão os desafios da imigração na região

Burkina Fasoː BBC e Voz da América suspensas por duas semanas

Brasil: Incêndio deixa 10 mortos e 11 feridos em pousada de Porto Alegre

Com câncer, Rei Charles anuncia volta ao trabalho e Kate recebe medalhas

Anderson, do grupo Molejo, morre aos 51 anos

Manifestantes ambientais detidos em Aeroporto de Massachusetts

Milhares se reúnem em Buenos Aires para protestar contra cortes no orçamento do ensino superior


Wall