Skip to content

Fosfoetanolamina não combate o câncer, alerta a Anvisa

Fosfoetanolamina não combate o câncer, alerta a Anvisa

☉ Jul 24, 2024
4 views
Spread the love

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota – em tom de alerta – na qual informa que, ao contrário do que algumas propagandas “irregulares e enganosas” difundidas em redes sociais dizem, a substância fosfoetanolamina não combate o câncer “ou qualquer doença”, nem possui “propriedades funcionais ou de saúde”.

Além disso, diz a Anvisa, a substância não possui autorização ou registro para uso como suplemento alimentar ou medicamento no Brasil, informou a agência ao complementar que a comercialização da fosfoetanolamina só poderia ocorrer com a devida aprovação.

“Utilizar produtos não registrados pela Anvisa para o tratamento do câncer é extremamente arriscado. Esses produtos podem interferir negativamente nos tratamentos convencionais, além de apresentar riscos de contaminação”, explica a nota.

“É crucial que os pacientes não abandonem tratamentos médicos estabelecidos para utilizar terapias não autorizadas e de eficácia desconhecida, como é o caso da fosfoetanolamina”, acrescenta.

Câncer

De acordo com a Anvisa, sem as pesquisas clínicas adequadas e o devido registro, a fosfoetanolamina não pode ser considerada segura ou eficaz para o tratamento do câncer.

“A ciência médica é fundamentada em dados e evidências rigorosas, e os critérios para a aprovação de novos tratamentos são estabelecidos para proteger a saúde dos pacientes”, enfatiza a agência.

Ela acrescentou que a fosfoetanolamina também não recebeu aprovação para ser usada como suplemento alimentar. “Para que suplementos contendo essa substância sejam comercializados, eles não podem fazer alegações terapêuticas ou medicinais”, finalizou.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Justiça suspende Operação Verão na orla do Rio de Janeiro

Jerusa Geber brilha nos 200 metros classe T11 para ficar com o ouro

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia a 8 de janeiro

Krenak: literatura pode ajudar a propor novas formas de viver na Terra

Em SP, Grito dos Excluídos questiona invisibilidade dos vulneráveis


Saúde