Skip to content

Falta de saneamento afeta 75% dos que ganham até um salário mínimo

Falta de saneamento afeta 75% dos que ganham até um salário mínimo

☉ Jul 04, 2024
2 views
Spread the love

A Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon-Sindcon) divulgou, nesta quinta-feira (4), um levantamento que mostra que os mais pobres são os mais afetados pela falta de saneamento básico no país.

Segundo o Panorama da Participação Privada no Saneamento, 75,3% das pessoas que não estão conectadas à rede de água vivem com até um salário mínimo. O levantamento mostra que 74,5% das pessoas que não estão conectadas à rede de coleta de esgoto também têm rendimento mensal abaixo de um salário mínimo.

Tanto a coleta de esgoto quanto o fornecimento de água atingem níveis superiores a 90% para as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos. Já a universalização do saneamento no país é prevista para 2033, segundo o marco legal do setor. 

“Após quatro anos em vigor, o Marco Legal do Saneamento já conseguiu incrementar investimentos e promover avanços importantes, mas ainda temos grandes desafios pela frente até a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. O saneamento precisa ser considerado uma prioridade nacional, inclusive no âmbito da reforma tributária”, disse a diretora executiva da Abcon Sindcon, Christianne Dias.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Hamas aguarda resposta israelense sobre proposta de trégua em Gaza

Brasil cai nos pênaltis diante do Uruguai e dá adeus à Copa América

Brigadista escolheu profissão após perder filho por problema pulmonar

Especialistas alertam para impacto de possíveis cortes na Previdência

Cnen localiza cinco blindagens de material radioativo em Itaquera, SP

Cerca de 2,4 mil famílias ocupam imóveis abandonados no centro do Rio

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira


Geral