Skip to content

Eleições 2024: Trump vence prévias em Iowa

0Comments

Eleições 2024: Trump vence prévias em Iowa

☉ Jan 17, 2024
0 views
Spread the love

17 de janeiro de 2024

 

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, venceu as prévias em Iowa, conquistando a primeira das disputas de indicação por estado que o Partido Republicano usará para escolher seu candidato para enfrentar a eleição presidencial de novembro.

Trump garantiu mais da metade dos votos, cerca de 51%, com o governador da Flórida, Ron DeSantis, ficando em segundo lugar, com 21%, e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, logo atrás, com 19%.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Trump aos seus apoiantes num discurso de vitória em Des Moines. “E eles disseram, bem, se você vencer por 12%, será uma grande vitória. Isso será muito difícil de fazer. Bem, acho que mais do que dobramos esse valor”.

O número que os candidatos estarão atentos ao longo do processo de nomeação é o número de delegados que acumulam, com os votos em cada estado a determinar quantos delegados são atribuídos a cada candidato na sua busca para obter os 1.215 necessários para obter a maioria.

Iowa, por sua importância como a primeira disputa do calendário, é relativamente menor em termos de delegados, com Trump ganhando 20 por sua vitória, enquanto DeSantis obteve oito e Haley sete.

Os três principais candidatos projetaram confiança após as prévias de segunda-feira, enquanto aguardavam a próxima disputa em New Hampshire, na próxima semana, e as primárias da Carolina do Sul, no final de fevereiro.

Haley se apresentou como uma “nova geração de liderança conservadora” ao falar com seus apoiadores. “Quando você olha como estamos indo bem em New Hampshire, na Carolina do Sul e além, posso dizer com segurança que esta noite Iowa transformou as primárias republicanas em uma disputa entre duas pessoas”, disse Haley.

DeSantis descreveu a sua candidatura como representando “esperança para o futuro deste país” ao agradecer aos apoiantes. “Temos muito trabalho a fazer, mas posso dizer uma coisa: como próximo presidente dos Estados Unidos, farei o trabalho para este país”, disse DeSantis.

Vivek Ramaswamy, que também disputava e terminou em quarto lugar com 7,7% dos votos, anunciou que estava suspendendo sua campanha para presidente e apoiando Trump na disputa.

Mesmo antes da votação em Iowa, a falta de apoio significou o fim de várias outras campanhas republicanas, incluindo as do vice-presidente de Trump, Mike Pence, do ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, e do senador da Carolina do Sul, Tim Scott.

Embora a disputa tenha diminuído, os republicanos não nomearão oficialmente seu candidato presidencial até a convenção do partido em julho, enquanto os democratas deverão nomear Biden como seu candidato em uma convenção de agosto.

No final, a maioria das sondagens e dos analistas políticos prevêem outra disputa entre dois políticos idosos, Trump, 77, e Biden, 81. Seria uma repetição da controversa eleição de 2020.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Presença de pássaros é essencial para que florestas tropicais possam se regenerar

Tailândia observa de perto batalha pela cidade fronteiriça de Mianmar

Peso argentino ganha força com Milei

Sergipe receberá doses da vacina contra a dengue

Sete novos sítios recebem a Marca do Património Europeu

PF destrói ponte em terra indígena

Autoridades dos EUA e do Brasil discutirão os desafios da imigração na região


Wall