Skip to content

Ciclones Henk e Brigitta, enchentes e nevascas: o tempo na Europa esta semana

0Comments

Ciclones Henk e Brigitta, enchentes e nevascas: o tempo na Europa esta semana

☉ Jan 06, 2024
3 views
Spread the love

6 de janeiro de 2024

 

A depressão extratropical Henk, a 8ª tempestade da temporada do noroeste europeu de 2023-24, atingiu a região com força no meio desta semana. Nomeada pelo Met Office na terça-feira, a área de baixa pressão alcançou o Reino Unido e a França, seguindo depois para a Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Polónia, Países Bálticos. Mais para oeste, a depressão Brigitta foi nomeada na Alemanha no dia 03, alcançando, além deste país, o Reino Unido, Holanda, França e Bélgica. E nem os países mais a sul, como Portugal, Espanha e Itália, escaparam, com a ventania dos ciclones sendo percebida nas cidades costeiras do norte e do Mediterrâneo.

Além de ventos, os dois sistemas ciclônicos provocaram fortes chuvas. Centenas de árvores foram derrubadas, inclusive uma no pátio da propriedade rural do ex-jogador de futebol David Beckam em Cotswolds. “Poderia ter sido pior”, escreveu ele numa rede social, junto a uma foto onde se vê uma árvore de cerca de 10 mestros parcialmente caída.

O Reino Unido, a França e a Alemanha viram grandes enchentes e, segundo a BBC Weather, na terça-feira havia 300 alertas para enchentes de rios em vigor na Inglaterra. Alguns locais, como Aeroporto de Aberdeen, Escócia, e Wattisham, em Suffolk, tiveram em poucos dias mais de 300mm de chuvas, o equivalente a mais de um mês de precipitação.

Henk

Brigitta

Frio e nevascas

Após a passagem da baixa pressão, uma alta pressão se seguiu, trazendo muito frio do norte. Segundo o Met Office ontem em seu Twitter-X, a Finlândia e a Suécia podem ter tido as temperaturas mais baixas deste século na madrugada de sexta-feira, respectivamente de -44,3ºC em Enontekiö (Finlândia) e -43,8ºC em Naimakka (Suécia). Já a Metsul reporta que Oslo, a capital da Noruega, teve sua menor temperatura em 37 anos nesta madrugada, de – 23,1ºC.

Na Suécia, 1.000 carros e caminhões ficaram presos na neve entre Hörby e Kristianstad, reporta a Euronews em francês.

Segundo a BBC, “antecipando a mudança para temperaturas mais baixas, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido emitiu um alerta de tempo frio cobrindo toda a Inglaterra, das 9h de sábado, 6 de janeiro, ao meio-dia de terça-feira, 9 de janeiro”.

O portais Tempo.pt e Tiempo, da rede Meteored, reportam que deve fazer muito frio também em Portugal e na Espanha, principalmente no norte. Os Pirineus, na Espanha, podem, inclusive, ter acúmulo de neve de até 1 metro.

Referências
Temporada de tempestades de vento na Europa de 2023-2024, Wikipédia.Notícias Relacionadas
Reino Unido: Met Office emite alerta por causa da tempestade Gerrit
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inica campanha de vacinação contra gripe

Brasil: No Dia da Trabalhadora Doméstica, Ipea promove pesquisa para conhecer melhor quem realiza esse serviço

Na Bahia, Seagri se reúne com agricultores atingidos por enchentes

Pará tem a pior insegurança alimentar do Brasil


Wall