Skip to content

Filipinas: PAGASA desativa os nomes Egay e Goring para ciclones

9 de abril de 2024

 

Egay (chamado Doksuri internacionalmente) foi um nome aposentado nas Filipinas

Devido à magnitude e extensão das vítimas e danos relatados a casas, agricultura e infraestrutura, a Administração de Serviços Atmosféricos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) anunciou em janeiro passado o que os nomes “Egay” e “Goring” do conjunto regular de nomes para ciclones tropicais dentro da Área de Responsabilidades das Filipinas (PAR) não serão mais usados.

Com base nas estatísticas de desastres do Escritório de Defesa Civil (OCD), “Egay” e a Monção Sudoeste resultaram em 30 mortes e um total de danos PHP 15,318 bilhões, enquanto “Goring” e a Monção Sudoeste causaram 2 mortes e os danos atingiram PHP 2,421 bilhões.

Com o descontinuamento dos nomes, o PAGASA usará os nomes substitutos “Emil” e “Gavino” a partir de 2027.

Um nome de ciclone tropical é desativado ou “aposentado” pelo PAGASA se resultar na morte de pelo menos 300 pessoas ou se causar danos a casas, agricultura e infra-estruturas no valor de pelo menos mil milhões de PHP, com base em relatórios oficiais do TOC.

A temporada de tufões no Pacífio oeste se estende ao longo de todo ano, embora a maioria dos ciclones tropicais normalmente se forme na região entre maio e outubro.

 

Ciclones Henk e Brigitta, enchentes e nevascas: o tempo na Europa esta semana

6 de janeiro de 2024

 

A depressão extratropical Henk, a 8ª tempestade da temporada do noroeste europeu de 2023-24, atingiu a região com força no meio desta semana. Nomeada pelo Met Office na terça-feira, a área de baixa pressão alcançou o Reino Unido e a França, seguindo depois para a Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Polónia, Países Bálticos. Mais para oeste, a depressão Brigitta foi nomeada na Alemanha no dia 03, alcançando, além deste país, o Reino Unido, Holanda, França e Bélgica. E nem os países mais a sul, como Portugal, Espanha e Itália, escaparam, com a ventania dos ciclones sendo percebida nas cidades costeiras do norte e do Mediterrâneo.

Além de ventos, os dois sistemas ciclônicos provocaram fortes chuvas. Centenas de árvores foram derrubadas, inclusive uma no pátio da propriedade rural do ex-jogador de futebol David Beckam em Cotswolds. “Poderia ter sido pior”, escreveu ele numa rede social, junto a uma foto onde se vê uma árvore de cerca de 10 mestros parcialmente caída.

O Reino Unido, a França e a Alemanha viram grandes enchentes e, segundo a BBC Weather, na terça-feira havia 300 alertas para enchentes de rios em vigor na Inglaterra. Alguns locais, como Aeroporto de Aberdeen, Escócia, e Wattisham, em Suffolk, tiveram em poucos dias mais de 300mm de chuvas, o equivalente a mais de um mês de precipitação.

Henk

Brigitta

Frio e nevascas

Após a passagem da baixa pressão, uma alta pressão se seguiu, trazendo muito frio do norte. Segundo o Met Office ontem em seu Twitter-X, a Finlândia e a Suécia podem ter tido as temperaturas mais baixas deste século na madrugada de sexta-feira, respectivamente de -44,3ºC em Enontekiö (Finlândia) e -43,8ºC em Naimakka (Suécia). Já a Metsul reporta que Oslo, a capital da Noruega, teve sua menor temperatura em 37 anos nesta madrugada, de – 23,1ºC.

Na Suécia, 1.000 carros e caminhões ficaram presos na neve entre Hörby e Kristianstad, reporta a Euronews em francês.

Segundo a BBC, “antecipando a mudança para temperaturas mais baixas, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido emitiu um alerta de tempo frio cobrindo toda a Inglaterra, das 9h de sábado, 6 de janeiro, ao meio-dia de terça-feira, 9 de janeiro”.

O portais Tempo.pt e Tiempo, da rede Meteored, reportam que deve fazer muito frio também em Portugal e na Espanha, principalmente no norte. Os Pirineus, na Espanha, podem, inclusive, ter acúmulo de neve de até 1 metro.

Referências
Temporada de tempestades de vento na Europa de 2023-2024, Wikipédia.Notícias Relacionadas
Reino Unido: Met Office emite alerta por causa da tempestade Gerrit