Skip to content

Brasil, Emirados Árabes e Azerbaijão formalizam aliança pelo clima

Brasil, Emirados Árabes e Azerbaijão formalizam aliança pelo clima

☉ Feb 14, 2024
0 views
Spread the love

O Brasil firmou uma aliança com os Emirados Árabes Unidos e o Azerbaijão com ações para conter o aquecimento global. A parceria, firmada por meio de cooperação entre a presidência da Conferências das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28), e suas duas sucessoras, foi apelidada de troika (trio).

Em mensagem enviada à cerimônia em que foi formalizada a aliança inédita, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da transição energética proposta pelo Balanço Global do Acordo de Paris e, consequentemente, do planeta não ultrapassar a marca de 1,5 grau Celsius (ºC) no aquecimento global.

Segundo a ministra, o esforço conjunto entre os três países, iniciado em Dubai, resultará no redirecionamento de investimentos e das políticas públicas nos três países para a “eliminação progressiva dos combustíveis fósseis na matriz energética, a partir desta década, e para triplicar a capacidade de energia renovável, até 2030”.

Para Marina, o não cumprimento dessas ações representa sério risco de interferência irreversível das ações humanas no sistema climático. “E nós [os três países] seremos julgados pela celeridade com que traduzirmos em ações concretas as decisões da COP 28.”

Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem alertado, por meio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que as medidas internacionais e os planos apresentados pelas nações, até recentemente, seriam ineficazes para reverter o impacto causado pela emissão de gases do efeito estufa.

A ONU sugeriu medidas mais ambiciosas, que pautaram os 198 países signatários participantes da COP 28, desde Dubai.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Câncer de bexiga ultrapassa 19 mil mortes em 4 anos

Entenda o que é PMMA e os riscos do uso em procedimentos estéticos

Hoje é Dia: dia da ciência, do rock e 100 anos de Lattes são destaques

Bia Haddad cai para Danielle Collins na terceira rodada de Wimbledon

Festival Marco Zero apresenta dança em espaços públicos do DF

DPU defende que tese do racismo reverso não tem aplicação jurídica

Brasil derruba Filipinas e vai decidir vaga olímpica contra a Letônia


Internacional