Skip to content

Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

0Comments

Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

☉ Feb 21, 2024
1 views
Spread the love

O Brasil tem mais de 51 milhões de hectares de área com sobreposições de imóveis rurais com terras indígenas e quilombolas, Unidades de Conservação, florestas públicas e assentamentos. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (21), pelo Observatório do Código Florestal, que congrega mais de 40 entidades e tem, entre seus fundadores, o Instituto Socioambiental e The Nature Conservancy.

O observatório utilizou a nova versão do Termômetro do Código Florestal para realizar os cálculos e obter os dados. A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em parceria com outras instituições.

Somente em relação às florestas públicas não destinadas, o perímetro em que se identificam sobreposições de propriedades rurais já passa dos 15 milhões de hectares. O estado com maior concentração, nesse caso, é o Amazonas, que possui uma área de mais de 13 milhões de hectares.

As sobreposições que envolvem territórios tradicionais equivalem a 12% do total verificado (4,8 milhões de hectares). As comunidades quilombolas 993 mil hectares, correspondentes a 2,5%.

Quando se procura saber qual o tamanho da área de reserva legal, ou seja, de vegetação que o dono de uma propriedade rural deve preservar, segundo a Lei 12.651/2012, do Código Florestal, o que o termômetro aponta é que uma parcela de 78% está concentrada em somente dois biomas: Amazônia (48%) e Cerrado (30%). O perímetro, nesse caso, é de 87 milhões de hectares.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

São Paulo e Palmeiras não saem do 0 a 0 pelo Brasileiro

Preso miliciano envolvido em tiroteio que matou jovem em Seropédica

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

STJ amplia prazo para vítimas de abuso pedirem indenização na Justiça

PMs são presos no DF por suspeita de torturar soldado em curso

Petrobras: produção de petróleo e gás cresce 3,7% no trimestre

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937


Geral