Skip to content

Analistas políticos dizem que alerta dos bispos católicos deve despertar os angolanos

0Comments

Analistas políticos dizem que alerta dos bispos católicos deve despertar os angolanos

☉ Mar 03, 2024
0 views
Spread the love

3 de março de 2024

 

O alerta lançado pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), em Malanje, do risco que os angolanos podem estar correndo em se habituarem à pobreza e de se acomodarem à miséria, está a ser considerado por analistas políticos em Luanda como uma reclamação legítima e um possível desportar dos cidadãos.

Dom José Manuel Imbamba baseou-se de relatórios das dioceses e estudos sobre a realidade social que ilustram bem este quadro, a vida das famílias e dos cidadãos, que não está fácil.

Para o prelado católico, a sociedade vive hoje uma era de fragmentação da consciência em relação às referências éticas, tendo referido, por outro lado, que a fragmentação da consciência em relação às referências éticas atingiu “níveis degradantes e irresponsáveis que se traduzem na corrosão, nepotismo, compadrio, amiguismo, clubismo e na vandalização e dilapidação dos bens públicos.

O presidente da CEAST disse também que a produção interna “continua manietada”, a especulação dos preços dos produtos básicos continua em alta, afetando drasticamente o poder de compra dos cidadãos, as empresas angolanas continuam asfixiadas e muitas moribundas “por falta de ética”.

Criticou ainda os cidadãos que, do seu ponto de vista, “vão perdendo o respeito pelas instituições”, dizendo que a política já não visa o bem dos cidadãos, mas sim dos militantes. Por falta de ética a religião tornou-se comércio e muitas igrejas transformaram-se em espaços de depravação, violência e desnorteio.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Autoridades dos EUA e do Brasil discutirão os desafios da imigração na região

Burkina Fasoː BBC e Voz da América suspensas por duas semanas

Brasil: Incêndio deixa 10 mortos e 11 feridos em pousada de Porto Alegre

Com câncer, Rei Charles anuncia volta ao trabalho e Kate recebe medalhas

Anderson, do grupo Molejo, morre aos 51 anos

Manifestantes ambientais detidos em Aeroporto de Massachusetts

Milhares se reúnem em Buenos Aires para protestar contra cortes no orçamento do ensino superior


Wall