Skip to content

Ucrânia derruba avião militar com prisioneiros de guerra ucranianos na Rússia

0Comments

Ucrânia derruba avião militar com prisioneiros de guerra ucranianos na Rússia

☉ Jan 26, 2024
0 views
Spread the love

Modelo Il-76

25 de janeiro de 2024

 

A Rússia acusou na quarta-feira a Ucrânia de abater um avião de transporte militar que, segundo Moscou, transportava 74 pessoas, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que deveriam ser trocados por russos detidos em Kiev.

As autoridades ucranianas não confirmaram ou negaram imediatamente a afirmação russa, mas disseram que estavam investigando a queda do transporte Il-76. A Rússia disse que uma tripulação de seis pessoas e três escoltas de prisioneiros também estavam a bordo.

“Atualmente não temos informações confiáveis ​​ou abrangentes sobre quem estava a bordo do avião ou em que número”, disse a principal diretoria de inteligência da Ucrânia em comunicado.

O vídeo do acidente postado nas redes sociais mostrou um avião caindo do céu de lado antes de atingir o solo na região nevada e rural de Belgorod, no oeste da Rússia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, está em Nova York esta semana para reuniões nas Nações Unidas. Ele acusou a Ucrânia de realizar um “ataque terrorista”.

“Os prisioneiros de guerra ucranianos foram transportados para a região de Belgorod para realizar mais uma troca que foi acordada entre Moscou e Kiev”, disse Lavrov aos jornalistas. “Em vez disso, o lado ucraniano lançou um míssil de defesa aérea da região de Kharkiv, que atingiu o avião e foi um ataque fatal.”

Kharkiv faz fronteira com Belgorod, que é território russo. Os dois lados realizaram inúmeras trocas de prisioneiros durante a invasão de quase dois anos.

Lavrov disse que Moscou solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para quarta-feira na tarde.

Bombeiros, ambulâncias e policiais correram para o local do acidente, no distrito de Korochansky, em Belgorod, informou a agência de notícias estatal Tass, citando um funcionário local dos serviços de emergência.

A Rússia também relatou a destruição de um drone ucraniano sobre a região de Belgorod na quarta-feira, além de interceptar quatro drones sobre a região de Oryol, no oeste da Rússia.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

SAG Awards 2024: veja vencedores da 30.ª edição da premiação

Zelenskyy confiante que as democracias mundiais garantirão a derrota da Rússia

Selena Gomez, Linkin Park, Ludmilla e mais: confira os lançamentos musicais da semana

A Casa Branca está disposta a “aumentar o comércio e o investimento” na Argentina

La Casa Blanca dispuesta a “aumentar el comercio y la inversión” en Argentina con el nuevo gobierno de Milei

STF condena mais 15 réus pelos atos antidemocráticos de 8/1

Mediadores de paz em Paris tentam evitar a iminente ofensiva israelense em Rafah


Wall